Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento. |
id |
USP-22_dfaaabf41e6eef2854a8fa7ab6a52024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75835 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de ProfessoresSociedad de la Capacitacion y Politicas de Cognicion en la Formacion de ProfesoresSkills Society and Cognition Policies in the Formation of TeachersO objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.La finalidad del estudio es discutir el problema de la formación de profesores y sus relaciones con la sociedad de capacitación. Esa sociedad de capacitación aparece en las mutaciones del capitalismo y trae consigo la noción de aptitud potencial portátil, estimulando que trabajadores se adapten a aceleración y al corto plazo de la información. La investigación distingue dos políticas de cognición en la formación de profesores: (in)formación y (tras)formación, que coexisten. La primera se apoya en la información y vincula conocer a la transmisión y el procesamiento de representaciones simbólicas. La segunda se pauta en la experiencia y demarca la relación indisociable entre conocimiento e invención. El estudio señala que procesos de formación que la reducen a la capacitación y a la información, con vistas al desarrollo de habilidades y competencias, consideran la formación como adquisición de conocimientos listos para ser consumidos. En otra dirección, la formación es un proceso inventivo, hacia la dirección de problematización y de experiencia de construcción del conocimiento.This study analyzes the formation of teachers and its relationships with the skills society. According to Sennett the skills society appears in the capitalism mutations and brings within it the notion of portable potential ability, stimulating the workers, so they can cope with acceleration and the short-term of information. The investigation distinguishes two cognition policies in the formation of teachers: (in)formation and (trans)formation, which co-exist. The first is based on information and connects knowing with the transmission and processing of symbolic representations. The second is grounded in experience and highlights the inseparable relationship between knowledge and invention. The study suggests that the processes which reduce formation to training and information, aiming for the development of abilities and competences, consider formation as the acquisition of knowledge ready to be consumed. In another direction, training is an inventive process, which is based on problematization and the knowledge construction experience.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7583510.1590/1982-43272355201312Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 243-251Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 243-251Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 243-2511982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835/79314Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rosimeri de OliveiraKastrup, Virginia 2014-03-06T17:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/75835Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:05:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores Sociedad de la Capacitacion y Politicas de Cognicion en la Formacion de Profesores Skills Society and Cognition Policies in the Formation of Teachers |
title |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
spellingShingle |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores Dias, Rosimeri de Oliveira |
title_short |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
title_full |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
title_fullStr |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
title_full_unstemmed |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
title_sort |
Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores |
author |
Dias, Rosimeri de Oliveira |
author_facet |
Dias, Rosimeri de Oliveira Kastrup, Virginia |
author_role |
author |
author2 |
Kastrup, Virginia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Rosimeri de Oliveira Kastrup, Virginia |
description |
O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835 10.1590/1982-43272355201312 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272355201312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75835/79314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 243-251 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 243-251 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 243-251 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221834172432384 |