O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rueda, Fabián Javier Marin
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074
Resumo: O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras.
id USP-22_fce2c9119aa660013ff4768e7e2c5fdc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148074
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência IntelectualEl Bender-Sistema de Puntuación Gradual en la Evaluación de Personas con Deficiencia IntelectualThe Bender Gradual Scoring System for Assessment of People with Intellectual Disabilitiesevaluación psicológicadesarrollo perceptivo-motorBender-Gestalt Testavaliação psicológicadesenvolvimento perceptomotorteste gestáltico de Benderpsychological assessmentperceptual motor developmentBender-Gestalt Test O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras. El Bender-Sistema de Puntuación Gradual (B-SPG) es uno de los principales sistemas de evaluación visomotora utilizados en Brasil. Sin embargo, los estudios con muestras con desarrollo atípico todavía son escasos. Este estudio verificó el funcionamiento de los ítems del B-SPG en una muestra de personas con desarrollo típico (Grupo A; n = 198; edades entre 7 y 10 años, aplicación colectiva) y con personas con diferentes diagnósticos de deficiencia intelectual (Grupo B; n = 203; edades entre 11 y 30 años, aplicación individual), respetando todos los aspectos éticos. Los resultados indicaron figuras con funcionamiento diferencial. La figura 6 favoreció al grupo A, mientras que las figuras 1 y 2 al Grupo B. La curva de información del test indicó una baja precisión en las puntuaciones extremas. Se debate la realización de más estudios que pretendan una mejor comprensión del funcionamiento del B-SPG en diferentes muestras, para comprobar si los resultados obtenidos en esta ocasión , se generalizan en otras muestras. The Bender Gradual Scoring System (B-GSS) is one of the main systems of visual-motor assessment used in Brazil. Studies, however, seldom address samples with atypical development. This study tested the psychometric properties of the B-GSS items in a sample of individuals with typical development (Group A; n = 198; aged between seven and 10 years old; group application) and in a sample with intellectual disabilities (Group B; n = 203; aged between 11 and 30 years old; individual application), in accordance with ethical recommendations. The results reveal figures with differential functioning. Figure 6 was biased toward group A, while figures 1 and 2 were biased toward group B. Test of the information curve indicates low precision for extreme scores. There is a need for further research to better understand how the B-GSS items work across different samples in order to verify whether such findings can be generalized to other samples.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14807410.1590/1982-4327e2807Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2807Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28071982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/141648https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/147972Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessRueda, Fabián Javier MarinJesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo2018-11-14T10:36:35Zoai:revistas.usp.br:article/148074Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-11-14T10:36:35Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
El Bender-Sistema de Puntuación Gradual en la Evaluación de Personas con Deficiencia Intelectual
The Bender Gradual Scoring System for Assessment of People with Intellectual Disabilities
title O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
spellingShingle O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
Rueda, Fabián Javier Marin
evaluación psicológica
desarrollo perceptivo-motor
Bender-Gestalt Test
avaliação psicológica
desenvolvimento perceptomotor
teste gestáltico de Bender
psychological assessment
perceptual motor development
Bender-Gestalt Test
title_short O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
title_full O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
title_fullStr O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
title_full_unstemmed O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
title_sort O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
author Rueda, Fabián Javier Marin
author_facet Rueda, Fabián Javier Marin
Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo
author_role author
author2 Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rueda, Fabián Javier Marin
Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv evaluación psicológica
desarrollo perceptivo-motor
Bender-Gestalt Test
avaliação psicológica
desenvolvimento perceptomotor
teste gestáltico de Bender
psychological assessment
perceptual motor development
Bender-Gestalt Test
topic evaluación psicológica
desarrollo perceptivo-motor
Bender-Gestalt Test
avaliação psicológica
desenvolvimento perceptomotor
teste gestáltico de Bender
psychological assessment
perceptual motor development
Bender-Gestalt Test
description O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074
10.1590/1982-4327e2807
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e2807
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/141648
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/147972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2807
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835505172480