O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074 |
Resumo: | O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras. |
id |
USP-22_fce2c9119aa660013ff4768e7e2c5fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148074 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência IntelectualEl Bender-Sistema de Puntuación Gradual en la Evaluación de Personas con Deficiencia IntelectualThe Bender Gradual Scoring System for Assessment of People with Intellectual Disabilitiesevaluación psicológicadesarrollo perceptivo-motorBender-Gestalt Testavaliação psicológicadesenvolvimento perceptomotorteste gestáltico de Benderpsychological assessmentperceptual motor developmentBender-Gestalt Test O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras. El Bender-Sistema de Puntuación Gradual (B-SPG) es uno de los principales sistemas de evaluación visomotora utilizados en Brasil. Sin embargo, los estudios con muestras con desarrollo atípico todavía son escasos. Este estudio verificó el funcionamiento de los ítems del B-SPG en una muestra de personas con desarrollo típico (Grupo A; n = 198; edades entre 7 y 10 años, aplicación colectiva) y con personas con diferentes diagnósticos de deficiencia intelectual (Grupo B; n = 203; edades entre 11 y 30 años, aplicación individual), respetando todos los aspectos éticos. Los resultados indicaron figuras con funcionamiento diferencial. La figura 6 favoreció al grupo A, mientras que las figuras 1 y 2 al Grupo B. La curva de información del test indicó una baja precisión en las puntuaciones extremas. Se debate la realización de más estudios que pretendan una mejor comprensión del funcionamiento del B-SPG en diferentes muestras, para comprobar si los resultados obtenidos en esta ocasión , se generalizan en otras muestras. The Bender Gradual Scoring System (B-GSS) is one of the main systems of visual-motor assessment used in Brazil. Studies, however, seldom address samples with atypical development. This study tested the psychometric properties of the B-GSS items in a sample of individuals with typical development (Group A; n = 198; aged between seven and 10 years old; group application) and in a sample with intellectual disabilities (Group B; n = 203; aged between 11 and 30 years old; individual application), in accordance with ethical recommendations. The results reveal figures with differential functioning. Figure 6 was biased toward group A, while figures 1 and 2 were biased toward group B. Test of the information curve indicates low precision for extreme scores. There is a need for further research to better understand how the B-GSS items work across different samples in order to verify whether such findings can be generalized to other samples.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14807410.1590/1982-4327e2807Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2807Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28071982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/141648https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/147972Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessRueda, Fabián Javier MarinJesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo2018-11-14T10:36:35Zoai:revistas.usp.br:article/148074Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-11-14T10:36:35Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual El Bender-Sistema de Puntuación Gradual en la Evaluación de Personas con Deficiencia Intelectual The Bender Gradual Scoring System for Assessment of People with Intellectual Disabilities |
title |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
spellingShingle |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual Rueda, Fabián Javier Marin evaluación psicológica desarrollo perceptivo-motor Bender-Gestalt Test avaliação psicológica desenvolvimento perceptomotor teste gestáltico de Bender psychological assessment perceptual motor development Bender-Gestalt Test |
title_short |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
title_full |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
title_fullStr |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
title_full_unstemmed |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
title_sort |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual |
author |
Rueda, Fabián Javier Marin |
author_facet |
Rueda, Fabián Javier Marin Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rueda, Fabián Javier Marin Jesuíno, Ana Deyvis Santos Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evaluación psicológica desarrollo perceptivo-motor Bender-Gestalt Test avaliação psicológica desenvolvimento perceptomotor teste gestáltico de Bender psychological assessment perceptual motor development Bender-Gestalt Test |
topic |
evaluación psicológica desarrollo perceptivo-motor Bender-Gestalt Test avaliação psicológica desenvolvimento perceptomotor teste gestáltico de Bender psychological assessment perceptual motor development Bender-Gestalt Test |
description |
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074 10.1590/1982-4327e2807 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e2807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/141648 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/148074/147972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2807 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2807 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835505172480 |