Análise ecológica dos acidentes e da violência letal em Vitória, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos,Márcia de Jesus Rocha Pereira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira,Jacira dos Anjos, Smarzaro,Dorian Chim, Costa,Everaldo Francisco, Bossanel,Regina Célia Lobo, Oliosa,Durvalina Maria Sesari, Pereira,Joseanny Gomes Poltronieri, Feitosa,Hideko Nagatani, Costa,Marcilene Favarato da, Oliveira,Fabiano José Pereira de, Fávero,Juliana Lopes, Maciel,Ethel Leonor Noia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000100016
Resumo: OBJETIVO: Analisar o contexto socioeconômico e sua relação com a incidência espacial da mortalidade devido à violência. MÉTODOS: Foi realizado estudo do tipo ecológico no município de Vitória, ES, de 2000 a 2003, sobre a distribuição espacial da mortalidade por acidentes e violência, com base nas informações populacionais e socioeconômicas. Os dados sobre mortalidade foram relacionados a informações como local de residência da vítima, tipo de ocorrência, sexo e raça/cor. A análise das informações utilizou a média espacial, odds ratio e análise de cluster. RESULTADOS: Ocorreram 828 óbitos por violência no período estudado, representando 17% do total de óbitos do município. Destes, 72% eram homicídios, 21,8% acidentes de transporte e 6% suicídios. O padrão das vítimas dos homicídios foi ser jovem, negro, do sexo masculino e residente em regiões mais pobres da cidade. Suicídios e acidentes de transporte acometeram vítimas mais velhas, brancas, do sexo feminino e residentes na área mais rica da cidade. CONCLUSÕES: O resultados mostram que a violência é um fenômeno que atinge todas as classes sociais, com destaque para as pessoas da raça negra e baixo nível socieconômico que têm maior chance de morte por homicídio; e brancos de nível socioeconômico mais elevado, suicídios e acidentes de transporte se sobressaem.
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