Social desirability bias in qualitative health research
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/204936 |
Resumo: | Ensaio com o objetivo de discutir o viés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúde. O viés de desejabilidade social consiste em um erro sistemático de pesquisa, no qual o participante apresenta respostas que são mais socialmente aceitáveis do que suas opiniões ou comportamentos verdadeiros. Estudos qualitativos são muito suscetíveis a esse tipo de viés, que pode levar a conclusões distorcidas sobre o fenômeno em estudo. Inicialmente, apresento os aspectos teórico-conceituais do viés de desejabilidade social. Discuto como sua ocorrência pode ser intencional ou não intencional, com diferenciação entre os conceitos de autoengano e gerenciamento de impressão. Em seguida, discuto os fatores determinantes desse viés a partir de quatro dimensões: desenho do estudo; contexto do estudo; característica do entrevistado; postura do entrevistador. Por fim, apresento uma sistematização de seis estratégias a serem utilizadas por pesquisadores qualitativos para a identificação e controle do viés de desejabilidade social. |
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Social desirability bias in qualitative health researchViés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúdeQualitative ResearchBiasSocial DesirabilityMethodologyPublic Health Systems ResearchPesquisa QualitativaViésDesejabilidade SocialMetodologiaPesquisa em Sistemas de Saúde PúblicaEnsaio com o objetivo de discutir o viés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúde. O viés de desejabilidade social consiste em um erro sistemático de pesquisa, no qual o participante apresenta respostas que são mais socialmente aceitáveis do que suas opiniões ou comportamentos verdadeiros. Estudos qualitativos são muito suscetíveis a esse tipo de viés, que pode levar a conclusões distorcidas sobre o fenômeno em estudo. Inicialmente, apresento os aspectos teórico-conceituais do viés de desejabilidade social. Discuto como sua ocorrência pode ser intencional ou não intencional, com diferenciação entre os conceitos de autoengano e gerenciamento de impressão. Em seguida, discuto os fatores determinantes desse viés a partir de quatro dimensões: desenho do estudo; contexto do estudo; característica do entrevistado; postura do entrevistador. Por fim, apresento uma sistematização de seis estratégias a serem utilizadas por pesquisadores qualitativos para a identificação e controle do viés de desejabilidade social.The objective of this essay is to discuss the social desirability bias in qualitative health research. The social desirability bias consists of a systematic research error, in which the participant presents answers that are more socially acceptable than their true opinions or behaviors. Qualitative studies are very susceptible to this type of bias, which can lead to distorted conclusions about the studied phenomenon. Initially, I present the theoretical-conceptual aspects of the social desirability bias. I discuss how its occurrence can be intentional or unintentional, with a distinction between the concepts of self-deception and impression management. Then, I discuss the determining factors of this bias from four dimensions: study design; study context; interviewee's characteristic; interviewer's posture. Finally, I present a systematization of six strategies to be used by qualitative researchers for identifying and controlling social desirability bias.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2022-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/20493610.11606/s1518-8787.2022056004164Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 101Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 101Revista de Saúde Pública; v. 56 (2022); 1011518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/204936/188597https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/204936/188596https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/204936/188595Copyright (c) 2022 José Patrício Bispo Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBispo Júnior, José Patrício2022-11-25T15:30:45Zoai:revistas.usp.br:article/204936Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2022-11-25T15:30:45Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Ensaio com o objetivo de discutir o viés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúde. O viés de desejabilidade social consiste em um erro sistemático de pesquisa, no qual o participante apresenta respostas que são mais socialmente aceitáveis do que suas opiniões ou comportamentos verdadeiros. Estudos qualitativos são muito suscetíveis a esse tipo de viés, que pode levar a conclusões distorcidas sobre o fenômeno em estudo. Inicialmente, apresento os aspectos teórico-conceituais do viés de desejabilidade social. Discuto como sua ocorrência pode ser intencional ou não intencional, com diferenciação entre os conceitos de autoengano e gerenciamento de impressão. Em seguida, discuto os fatores determinantes desse viés a partir de quatro dimensões: desenho do estudo; contexto do estudo; característica do entrevistado; postura do entrevistador. Por fim, apresento uma sistematização de seis estratégias a serem utilizadas por pesquisadores qualitativos para a identificação e controle do viés de desejabilidade social. |
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