A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029 |
Resumo: | O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética. |
id |
USP-24_07c04c5d1d8890fc69d4d46ac4995d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342012000300029 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativaEducação em enfermagemEnfermagem em emergênciaCompetência profissionalIncidentes com feridos em massaO estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000300029info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador,Pétala Tuani Candido de OliveiraDantas,Rodrigo Assis NevesDantas,Daniele VieiraTorres,Gilson de Vasconcelospor2012-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000300029Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
title |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
spellingShingle |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Educação em enfermagem Enfermagem em emergência Competência profissional Incidentes com feridos em massa |
title_short |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
title_full |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
title_fullStr |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
title_sort |
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa |
author |
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira |
author_facet |
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Dantas,Rodrigo Assis Neves Dantas,Daniele Vieira Torres,Gilson de Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Dantas,Rodrigo Assis Neves Dantas,Daniele Vieira Torres,Gilson de Vasconcelos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Dantas,Rodrigo Assis Neves Dantas,Daniele Vieira Torres,Gilson de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Enfermagem em emergência Competência profissional Incidentes com feridos em massa |
topic |
Educação em enfermagem Enfermagem em emergência Competência profissional Incidentes com feridos em massa |
description |
O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000300029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936535342841856 |