A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dantas,Rodrigo Assis Neves, Dantas,Daniele Vieira, Torres,Gilson de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029
Resumo: O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.
id USP-24_07c04c5d1d8890fc69d4d46ac4995d82
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342012000300029
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativaEducação em enfermagemEnfermagem em emergênciaCompetência profissionalIncidentes com feridos em massaO estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000300029info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador,Pétala Tuani Candido de OliveiraDantas,Rodrigo Assis NevesDantas,Daniele VieiraTorres,Gilson de Vasconcelospor2012-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000300029Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
spellingShingle A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
title_short A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_full A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_fullStr A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_full_unstemmed A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_sort A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
author Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
author_facet Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Dantas,Rodrigo Assis Neves
Dantas,Daniele Vieira
Torres,Gilson de Vasconcelos
author_role author
author2 Dantas,Rodrigo Assis Neves
Dantas,Daniele Vieira
Torres,Gilson de Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Dantas,Rodrigo Assis Neves
Dantas,Daniele Vieira
Torres,Gilson de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
topic Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
description O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000300029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.3 2012
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936535342841856