A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005 |
Resumo: | O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética. |
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A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativaLa formación académica de enfermería y los incidentes con múltiples víctimas: revisión integralThe academic education in nursing and multiple-victim incidents: an integrative reviewEducationnursingEmergency nursingProfessional competenceMass casualty incidentesEducación en enfermeiraEnfermería de urgênciaCompetencia professionalAccidentales casuales masivasEducação em enfermagemEnfermagem em emergênciaCompetência profissionalIncidentes com feridos em massaO estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.Se objetiva reflexionar sobre conocimientos, competencias y habilidades que deben fomentarse durante la formación académica de enfermería para una actuación profesional eficaz frente a un incidente con múltiples víctimas (IMV). Revisión integral de la literatura al respecto de la formación académica de los profesionales de enfermería. El relevamiento bibliográfico se efectuó en las bases de datos BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge y High Wire Press, utilizando los descriptores: educación superior; educación en enfermería; enfermería en emergencias y accidentes con heridos en masa. La producción facilitó entretejer consideraciones en los pilares temáticos: peculiaridades; competencias y habilidades esenciales en la actuación del enfermero frente a accidente con múltiples víctimas y las estrategias docentes para fomentar tales competencias y habilidades. El análisis literario demostró que la enseñanza de enfermería debe configurarse como un espacio de construcción de sentido crítico, lo cual exige una práctica pedagógica docente ecléctica.The objective of this study is to reflect on the knowledge, competencies and skill that must be promoted during the academic education of nurses for an effective professional practice in view of a multiple-victim incident (MVI). This is an integrative literature review regarding academic nursing education. The literature survey was performed on the BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge and HighWire Press databases, using the following descriptors: higher education; nursing education; emergency nursing; and mass casualty incidents. The publications permitted considerations regarding the following themes: particularities; competencies and skills essential in nursing practice in view of multiple-victim incidents; and the professors' strategies to promote those competencies and skills. The literature analysis demonstrated that nursing education should be configured as a space to develop critical thinking skills, which requires professors to have an eclectic educational background.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4100510.1590/S0080-62342012000300029Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 742-751Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 742-751Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 742-7511980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44546https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44547http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Pétala Tuani Candido de OliveiraDantas, Rodrigo Assis NevesDantas, Daniele VieiraTorres, Gilson de Vasconcelos2012-08-30T16:42:21Zoai:revistas.usp.br:article/41005Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:42:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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