A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dantas, Rodrigo Assis Neves, Dantas, Daniele Vieira, Torres, Gilson de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005
Resumo: O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.
id USP-24_17b680329644151466618dc5c79c1f3d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41005
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativaLa formación académica de enfermería y los incidentes con múltiples víctimas: revisión integralThe academic education in nursing and multiple-victim incidents: an integrative reviewEducationnursingEmergency nursingProfessional competenceMass casualty incidentesEducación en enfermeiraEnfermería de urgênciaCompetencia professionalAccidentales casuales masivasEducação em enfermagemEnfermagem em emergênciaCompetência profissionalIncidentes com feridos em massaO estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.Se objetiva reflexionar sobre conocimientos, competencias y habilidades que deben fomentarse durante la formación académica de enfermería para una actuación profesional eficaz frente a un incidente con múltiples víctimas (IMV). Revisión integral de la literatura al respecto de la formación académica de los profesionales de enfermería. El relevamiento bibliográfico se efectuó en las bases de datos BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge y High Wire Press, utilizando los descriptores: educación superior; educación en enfermería; enfermería en emergencias y accidentes con heridos en masa. La producción facilitó entretejer consideraciones en los pilares temáticos: peculiaridades; competencias y habilidades esenciales en la actuación del enfermero frente a accidente con múltiples víctimas y las estrategias docentes para fomentar tales competencias y habilidades. El análisis literario demostró que la enseñanza de enfermería debe configurarse como un espacio de construcción de sentido crítico, lo cual exige una práctica pedagógica docente ecléctica.The objective of this study is to reflect on the knowledge, competencies and skill that must be promoted during the academic education of nurses for an effective professional practice in view of a multiple-victim incident (MVI). This is an integrative literature review regarding academic nursing education. The literature survey was performed on the BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge and HighWire Press databases, using the following descriptors: higher education; nursing education; emergency nursing; and mass casualty incidents. The publications permitted considerations regarding the following themes: particularities; competencies and skills essential in nursing practice in view of multiple-victim incidents; and the professors' strategies to promote those competencies and skills. The literature analysis demonstrated that nursing education should be configured as a space to develop critical thinking skills, which requires professors to have an eclectic educational background.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4100510.1590/S0080-62342012000300029Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 742-751Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 742-751Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 742-7511980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44546https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44547http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Pétala Tuani Candido de OliveiraDantas, Rodrigo Assis NevesDantas, Daniele VieiraTorres, Gilson de Vasconcelos2012-08-30T16:42:21Zoai:revistas.usp.br:article/41005Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:42:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
La formación académica de enfermería y los incidentes con múltiples víctimas: revisión integral
The academic education in nursing and multiple-victim incidents: an integrative review
title A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
spellingShingle A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Education
nursing
Emergency nursing
Professional competence
Mass casualty incidentes
Educación en enfermeira
Enfermería de urgência
Competencia professional
Accidentales casuales masivas
Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
title_short A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_full A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_fullStr A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_full_unstemmed A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
title_sort A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
author Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
author_facet Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Dantas, Rodrigo Assis Neves
Dantas, Daniele Vieira
Torres, Gilson de Vasconcelos
author_role author
author2 Dantas, Rodrigo Assis Neves
Dantas, Daniele Vieira
Torres, Gilson de Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira
Dantas, Rodrigo Assis Neves
Dantas, Daniele Vieira
Torres, Gilson de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Emergency nursing
Professional competence
Mass casualty incidentes
Educación en enfermeira
Enfermería de urgência
Competencia professional
Accidentales casuales masivas
Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
topic Education
nursing
Emergency nursing
Professional competence
Mass casualty incidentes
Educación en enfermeira
Enfermería de urgência
Competencia professional
Accidentales casuales masivas
Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Competência profissional
Incidentes com feridos em massa
description O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005
10.1590/S0080-62342012000300029
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44546
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41005/44547
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 742-751
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 742-751
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 742-751
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730258550784