Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica. |
id |
USP-24_0d1764ba46d11d735b0be965cb5f9d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41738 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-linePanorama brasileño de la enseñanza de Enfermería vía On-lineA panorama of Brazil's online nursing teachingEducationnursingdistanceEducational technologyEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalEducação em enfermagemEducação a distânciaTecnologia educacionalO objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.El objetivo de este estudio fue identificar los cursos de Enseñanza Superior Nacional de la Educación a Distancia (EAD) por área de concentración, región geográfica, nivel de formación y los cursos de EAD en la enseñanza superior de Enfermería. El método adoptado fue un estudio exploratorio descriptivo en el que se llevó a cabo un levantamiento en los sitios y páginas web gubernamentales y no gubernamentales relacionados a la educación nacional y a la EAD de las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) que practican EAD. En los resultados fueron identificados apenas dos cursos de post-grado lato sensu ofrecidos específicamente en Enfermería. De este modo, hay necesidad de mayor inversión de las IES de Enfermería en la creación y evaluación de cursos de EAD, así como de infraestructura e implementación de una política de capacitación tecnológica.The aim of this study was to identify the National Superior Teaching courses in distance education by concentration area, geographic region, graduation level and distance education Nursing courses in higher education. The method used was an exploratory descriptive study in which was carried out a survey in government and non-government sites and portals related to national and distance education of higher education schools that offer distance education. The results identified only two latu sensu Graduate courses that offer Nursing specifically. Thus Nursing higher education schools must invest more on creating and evaluating distance education courses, as well as on infra-structure and on the implementation of a policy of technological capacity-building.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4173810.1590/S0080-62342008000200013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 298-304Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 298-304Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 298-3041980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738/45353http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rita de Cassia VieiraPeres, Heloisa Helena Ciqueto2012-09-03T17:44:32Zoai:revistas.usp.br:article/41738Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:44:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line Panorama brasileño de la enseñanza de Enfermería vía On-line A panorama of Brazil's online nursing teaching |
title |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
spellingShingle |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line Rodrigues, Rita de Cassia Vieira Education nursing distance Educational technology Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Educação em enfermagem Educação a distância Tecnologia educacional |
title_short |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
title_full |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
title_fullStr |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
title_full_unstemmed |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
title_sort |
Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line |
author |
Rodrigues, Rita de Cassia Vieira |
author_facet |
Rodrigues, Rita de Cassia Vieira Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rita de Cassia Vieira Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing distance Educational technology Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Educação em enfermagem Educação a distância Tecnologia educacional |
topic |
Education nursing distance Educational technology Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Educação em enfermagem Educação a distância Tecnologia educacional |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738 10.1590/S0080-62342008000200013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738/45353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 298-304 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 298-304 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 298-304 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221734129893376 |