Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rita de Cassia Vieira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.
id USP-24_0d1764ba46d11d735b0be965cb5f9d31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41738
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-linePanorama brasileño de la enseñanza de Enfermería vía On-lineA panorama of Brazil's online nursing teachingEducationnursingdistanceEducational technologyEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalEducação em enfermagemEducação a distânciaTecnologia educacionalO objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.El objetivo de este estudio fue identificar los cursos de Enseñanza Superior Nacional de la Educación a Distancia (EAD) por área de concentración, región geográfica, nivel de formación y los cursos de EAD en la enseñanza superior de Enfermería. El método adoptado fue un estudio exploratorio descriptivo en el que se llevó a cabo un levantamiento en los sitios y páginas web gubernamentales y no gubernamentales relacionados a la educación nacional y a la EAD de las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) que practican EAD. En los resultados fueron identificados apenas dos cursos de post-grado lato sensu ofrecidos específicamente en Enfermería. De este modo, hay necesidad de mayor inversión de las IES de Enfermería en la creación y evaluación de cursos de EAD, así como de infraestructura e implementación de una política de capacitación tecnológica.The aim of this study was to identify the National Superior Teaching courses in distance education by concentration area, geographic region, graduation level and distance education Nursing courses in higher education. The method used was an exploratory descriptive study in which was carried out a survey in government and non-government sites and portals related to national and distance education of higher education schools that offer distance education. The results identified only two latu sensu Graduate courses that offer Nursing specifically. Thus Nursing higher education schools must invest more on creating and evaluating distance education courses, as well as on infra-structure and on the implementation of a policy of technological capacity-building.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4173810.1590/S0080-62342008000200013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 298-304Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 298-304Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 298-3041980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738/45353http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rita de Cassia VieiraPeres, Heloisa Helena Ciqueto2012-09-03T17:44:32Zoai:revistas.usp.br:article/41738Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:44:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
Panorama brasileño de la enseñanza de Enfermería vía On-line
A panorama of Brazil's online nursing teaching
title Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
spellingShingle Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
Rodrigues, Rita de Cassia Vieira
Education
nursing
distance
Educational technology
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Educação em enfermagem
Educação a distância
Tecnologia educacional
title_short Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
title_full Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
title_fullStr Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
title_full_unstemmed Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
title_sort Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line
author Rodrigues, Rita de Cassia Vieira
author_facet Rodrigues, Rita de Cassia Vieira
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
author_role author
author2 Peres, Heloisa Helena Ciqueto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rita de Cassia Vieira
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
distance
Educational technology
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Educação em enfermagem
Educação a distância
Tecnologia educacional
topic Education
nursing
distance
Educational technology
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Educação em enfermagem
Educação a distância
Tecnologia educacional
description O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738
10.1590/S0080-62342008000200013
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342008000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41738/45353
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 298-304
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 298-304
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 298-304
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221734129893376