El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393 |
Resumo: | O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso. |
id |
USP-24_98eb9937551e5c818bdc950e28a4b0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41393 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermeríaThe real and the idealized teacher as envisioned by a group of graduating nursesO professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagemTeachingFacultynursingStudentsEnseñanzaDocente de enfermeríaEstudiantes de enfermeríaEnsinoDocente de enfermagemEstudantes de enfermagemO presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.Esta investigación de tipo survey, tuvo como objetivos verificar las características de los profesores mas valorizadas por alumnos de enfermería de dos escuelas y detectar diferencias marcantes de actitudes entre ellos, en relación a esa valorización. Los autores concluyeron que los aspectos afectivos de la relación profesor-alumno son mediadores, para que, a través del domínio por los docentes del contenido de la disciplina, como de los aspectos didáctico-pedagógicos, el proceso de enseñanza-aprendizaje se concretice con éxito. Fue evidenciado aún que los aspectos afectivos, cuando son orientados negativamente, pueden inviabilizar el proceso. Fue constatado también que no hay diferencias marcantes entre las actitudes de los alumnos de las dos escuelas estudiadas.This survey, carried out in two colleges of nursing, is an attempt to contribute to the understanding of the teaching of nursing by characterizing the real and idealized professor, as seen by undergraduate students; identifying the most valued areas of the teacher's performance: the emotional side or that related to specific theoretical-practical prowess and the didactic-pedagogic aspects as well as identifying the differences in attitudes between the students in relation to these values. The data were obtained through the application of 69 questionnaires. After descriptive analysis of the results, it was concluded that the emotional aspects of the teacher-student relationship are mediators through which the mastery of the subject content and also the didactic-pedagogic aspects, as well as, the teaching-learning process are achieved with success.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4139310.1590/S0080-62342004000200007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 168-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 168-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 168-1741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393/44972http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabrielli, Joyce Maria WorschechPelá, Nilza Teresa Rotter2012-08-31T19:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/41393Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:09:05Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería The real and the idealized teacher as envisioned by a group of graduating nurses O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem |
title |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
spellingShingle |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería Gabrielli, Joyce Maria Worschech Teaching Faculty nursing Students Enseñanza Docente de enfermería Estudiantes de enfermería Ensino Docente de enfermagem Estudantes de enfermagem |
title_short |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
title_full |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
title_fullStr |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
title_full_unstemmed |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
title_sort |
El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería |
author |
Gabrielli, Joyce Maria Worschech |
author_facet |
Gabrielli, Joyce Maria Worschech Pelá, Nilza Teresa Rotter |
author_role |
author |
author2 |
Pelá, Nilza Teresa Rotter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabrielli, Joyce Maria Worschech Pelá, Nilza Teresa Rotter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching Faculty nursing Students Enseñanza Docente de enfermería Estudiantes de enfermería Ensino Docente de enfermagem Estudantes de enfermagem |
topic |
Teaching Faculty nursing Students Enseñanza Docente de enfermería Estudiantes de enfermería Ensino Docente de enfermagem Estudantes de enfermagem |
description |
O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393 10.1590/S0080-62342004000200007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393/44972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 168-174 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 168-174 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 168-174 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732130258944 |