El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabrielli, Joyce Maria Worschech
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pelá, Nilza Teresa Rotter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393
Resumo: O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.
id USP-24_98eb9937551e5c818bdc950e28a4b0b5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41393
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermeríaThe real and the idealized teacher as envisioned by a group of graduating nursesO professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagemTeachingFacultynursingStudentsEnseñanzaDocente de enfermeríaEstudiantes de enfermeríaEnsinoDocente de enfermagemEstudantes de enfermagemO presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.Esta investigación de tipo survey, tuvo como objetivos verificar las características de los profesores mas valorizadas por alumnos de enfermería de dos escuelas y detectar diferencias marcantes de actitudes entre ellos, en relación a esa valorización. Los autores concluyeron que los aspectos afectivos de la relación profesor-alumno son mediadores, para que, a través del domínio por los docentes del contenido de la disciplina, como de los aspectos didáctico-pedagógicos, el proceso de enseñanza-aprendizaje se concretice con éxito. Fue evidenciado aún que los aspectos afectivos, cuando son orientados negativamente, pueden inviabilizar el proceso. Fue constatado también que no hay diferencias marcantes entre las actitudes de los alumnos de las dos escuelas estudiadas.This survey, carried out in two colleges of nursing, is an attempt to contribute to the understanding of the teaching of nursing by characterizing the real and idealized professor, as seen by undergraduate students; identifying the most valued areas of the teacher's performance: the emotional side or that related to specific theoretical-practical prowess and the didactic-pedagogic aspects as well as identifying the differences in attitudes between the students in relation to these values. The data were obtained through the application of 69 questionnaires. After descriptive analysis of the results, it was concluded that the emotional aspects of the teacher-student relationship are mediators through which the mastery of the subject content and also the didactic-pedagogic aspects, as well as, the teaching-learning process are achieved with success.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4139310.1590/S0080-62342004000200007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 168-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 168-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 168-1741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393/44972http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabrielli, Joyce Maria WorschechPelá, Nilza Teresa Rotter2012-08-31T19:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/41393Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:09:05Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
The real and the idealized teacher as envisioned by a group of graduating nurses
O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
spellingShingle El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
Gabrielli, Joyce Maria Worschech
Teaching
Faculty
nursing
Students
Enseñanza
Docente de enfermería
Estudiantes de enfermería
Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
title_short El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
title_full El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
title_fullStr El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
title_full_unstemmed El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
title_sort El profesor real y el ideal en la visión de un grupo de alumnos de enfermería
author Gabrielli, Joyce Maria Worschech
author_facet Gabrielli, Joyce Maria Worschech
Pelá, Nilza Teresa Rotter
author_role author
author2 Pelá, Nilza Teresa Rotter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabrielli, Joyce Maria Worschech
Pelá, Nilza Teresa Rotter
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Faculty
nursing
Students
Enseñanza
Docente de enfermería
Estudiantes de enfermería
Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
topic Teaching
Faculty
nursing
Students
Enseñanza
Docente de enfermería
Estudiantes de enfermería
Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
description O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393
10.1590/S0080-62342004000200007
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41393/44972
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 168-174
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 168-174
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 168-174
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732130258944