Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oguisso, Taka
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Seki, Lucia Kanako, Araujo, Giane Leandro de, Shibuya, Claudia Akemi, Speciale, Cristiane, Trovó, Monica Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244
Resumo: Estudo exploratório descritivo com os objetivos de: identificar os sentimentos dos formandos de uma Escola de Enfermagem em relação ao curso de graduação e sua percepção quanto à profissão de enfermagem. Após quatro anos de curso, 57,4% dos estudantes percebiam a enfermagem de maneira positiva, como profissão do futuro, valorizada, reconhecida, compensadora, mesmo que com algumas ressalvas, Entretanto, 25% dos formandos ainda a percebiam como profissão mecânica, sacrificada, braçal, com visão científica limitada e com um abismo entre teoria e prática e por isso mesmo pouco reconhecida pela sociedade, Mantidas as tendências atuais, a valorização do enfermeiro pela sociedade brasileira nas próximas décadas seria muito maior, conforme 61% dos respondentes,
id USP-24_247de6a00bfb16f201d396bcd690448f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41244
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagemEnfermería: idealismo x realismo. Perspectivas de estudiantes de enfermería en final de curso sobre la profesión de enfermeríaNursing: idealism x realism. Perspectives about nursing profession from nursing students enrolled in their last semester of the under-graduate program of a nursing schoolNursingStudent's nursingEmotionsEnfermeríaEstudiantes de enfermeríaEmocionesEnfermagemestudantes de enfermagemSentimentosEstudo exploratório descritivo com os objetivos de: identificar os sentimentos dos formandos de uma Escola de Enfermagem em relação ao curso de graduação e sua percepção quanto à profissão de enfermagem. Após quatro anos de curso, 57,4% dos estudantes percebiam a enfermagem de maneira positiva, como profissão do futuro, valorizada, reconhecida, compensadora, mesmo que com algumas ressalvas, Entretanto, 25% dos formandos ainda a percebiam como profissão mecânica, sacrificada, braçal, com visão científica limitada e com um abismo entre teoria e prática e por isso mesmo pouco reconhecida pela sociedade, Mantidas as tendências atuais, a valorização do enfermeiro pela sociedade brasileira nas próximas décadas seria muito maior, conforme 61% dos respondentes,Estúdio exploratório y descriptivo con objectivos de: identificar los sentimientos de los estudiantes en final de curso de una Escuela de Enfermería con relación al curso y su percepción hacia la profesión de enfermería, Después de quatro años de curso, 57,4% de los estudiantes percibian la enfermería de manera positiva, como profesión del futuro, valorizada, reconocida, compensadora, mismo con algunas reservas. Mientras tanto 25% percibian la enfermería como pro fesión brazal, con visión científica limitada y con un abismo entre la teoria y la práctica, Por esto mismo poco reconocida por la sociedad. Mantenidas las tendencias actuales, la valorización del enfermero por la sociedad brasileña en las próximas décadas seria mucho mayor, segun 61% de los respondientes.Exploratory and descriptive study with the following objectives: to identify the nursing students' feelings related to the undergraduate course and their perception towards the nursing profession, After the four-year course, 57,4% of students perceived nursing in a positive way as a profession for the future, valued, recognised, compensating even with some limitations, However, 25% of students still perceived nursing as a mechanical, manual and sacrificed profession, with a limited scientific vision and with a gap between theory and practice and as a consequence a lower recognition by the society. If current trends are maintained, the nurse's value would be much greater in the next decades within the Brazilian society according to 61% of respondents.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4124410.1590/S0080-62342001000300011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 3 (2001); 271-281Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 3 (2001); 271-281Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 3 (2001); 271-2811980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244/44798http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOguisso, TakaSeki, Lucia KanakoAraujo, Giane Leandro deShibuya, Claudia AkemiSpeciale, CristianeTrovó, Monica Martins2012-08-31T18:50:22Zoai:revistas.usp.br:article/41244Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:50:22Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
Enfermería: idealismo x realismo. Perspectivas de estudiantes de enfermería en final de curso sobre la profesión de enfermería
Nursing: idealism x realism. Perspectives about nursing profession from nursing students enrolled in their last semester of the under-graduate program of a nursing school
title Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
spellingShingle Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
Oguisso, Taka
Nursing
Student's nursing
Emotions
Enfermería
Estudiantes de enfermería
Emociones
Enfermagem
estudantes de enfermagem
Sentimentos
title_short Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
title_full Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
title_fullStr Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
title_full_unstemmed Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
title_sort Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
author Oguisso, Taka
author_facet Oguisso, Taka
Seki, Lucia Kanako
Araujo, Giane Leandro de
Shibuya, Claudia Akemi
Speciale, Cristiane
Trovó, Monica Martins
author_role author
author2 Seki, Lucia Kanako
Araujo, Giane Leandro de
Shibuya, Claudia Akemi
Speciale, Cristiane
Trovó, Monica Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oguisso, Taka
Seki, Lucia Kanako
Araujo, Giane Leandro de
Shibuya, Claudia Akemi
Speciale, Cristiane
Trovó, Monica Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
Student's nursing
Emotions
Enfermería
Estudiantes de enfermería
Emociones
Enfermagem
estudantes de enfermagem
Sentimentos
topic Nursing
Student's nursing
Emotions
Enfermería
Estudiantes de enfermería
Emociones
Enfermagem
estudantes de enfermagem
Sentimentos
description Estudo exploratório descritivo com os objetivos de: identificar os sentimentos dos formandos de uma Escola de Enfermagem em relação ao curso de graduação e sua percepção quanto à profissão de enfermagem. Após quatro anos de curso, 57,4% dos estudantes percebiam a enfermagem de maneira positiva, como profissão do futuro, valorizada, reconhecida, compensadora, mesmo que com algumas ressalvas, Entretanto, 25% dos formandos ainda a percebiam como profissão mecânica, sacrificada, braçal, com visão científica limitada e com um abismo entre teoria e prática e por isso mesmo pouco reconhecida pela sociedade, Mantidas as tendências atuais, a valorização do enfermeiro pela sociedade brasileira nas próximas décadas seria muito maior, conforme 61% dos respondentes,
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244
10.1590/S0080-62342001000300011
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342001000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244/44798
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 3 (2001); 271-281
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 3 (2001); 271-281
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 3 (2001); 271-281
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221731451830272