Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27110 |
Resumo: | O ensino remoto se tornou o principal meio de ensino das instituições educacionais diante da pandemia, sendo caracterizado como uma mudança temporária em virtude da crise. Essa nova modalidade de ensino, trouxe mudanças significativas que repercutiram diretamente na autoestima dos estudantes e consequentemente no seu rendimento acadêmico. Objetivo: avaliar a autoestima dos estudantes de enfermagem em contexto pandêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa. A coleta e análise de dados se deu a partir da escala de autoestima de Rosenberg (The Rosenberg Self-Esteem) e de instrumento complementar desenvolvido pelos autores. A pesquisa foi realizada no município de Cuité, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, o Centro de Educação e Saúde (CES), com estudantes do Curso de Enfermagem. Resultados: Dentre os entrevistados, 60,7% apresentam valores que indicam uma autoestima diminuída de modo geral. Os números indicam que a maioria absoluta apresenta uma baixa autoestima, decorrente do período vivenciado na pandemia, com uma pontuação entre 7 e 12 no escore, o que representa 89,7% dos entrevistados. Isso mostra que o desgaste vivenciado pelos estudantes durante esse tempo é presente e notório. Os resultados dos dados obtidos sugerem que o fato de ter a rotina, tanto de vida, como de estudos mudadas durante a pandemia, acarretaram a diminuição da autoestima. Conclusão: A baixa autoestima está presente entre os estudantes, como mostram os resultados obtidos através dessa pesquisa, que podem sugerir que essa autoestima diminuída seja advinda do período vivenciado pela pandemia. Se faz necessária uma investigação por parte das instituições de ensino, para que haja intervenções e criação de programas voltados para a saúde mental dos estudantes. |
id |
UFCG_d23eb8ec11b9d801bd18dc15ff9afee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27110 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19.Self-esteem of nursing students in the face of the pandemic context of Covid-19.Autoestima de estudiantes de enfermería frente al contexto de pandemia de Covid-19.Estudante de enfermagemEstudante de enfermagem - auto-estimaEnfermagem - estudante - pandemiaEnfermagem - ensino remotoDiscente de enfermagem - autoestimaAluno de enfermagem - autoestimaNursingNursing student - self-esteemNursing - remote teachingNursing student - self-esteemNursing studentNursing - student - pandemicNursing student - self-esteemEstudiante de enfermería - autoestimaEnfermería - enseñanza a distanciaEstudiante de enfermería - autoestimaEstudiante de enfermeríaEnfermería - estudiante - pandemiaEstudiante de enfermería - autoestimaEnfermagemO ensino remoto se tornou o principal meio de ensino das instituições educacionais diante da pandemia, sendo caracterizado como uma mudança temporária em virtude da crise. Essa nova modalidade de ensino, trouxe mudanças significativas que repercutiram diretamente na autoestima dos estudantes e consequentemente no seu rendimento acadêmico. Objetivo: avaliar a autoestima dos estudantes de enfermagem em contexto pandêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa. A coleta e análise de dados se deu a partir da escala de autoestima de Rosenberg (The Rosenberg Self-Esteem) e de instrumento complementar desenvolvido pelos autores. A pesquisa foi realizada no município de Cuité, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, o Centro de Educação e Saúde (CES), com estudantes do Curso de Enfermagem. Resultados: Dentre os entrevistados, 60,7% apresentam valores que indicam uma autoestima diminuída de modo geral. Os números indicam que a maioria absoluta apresenta uma baixa autoestima, decorrente do período vivenciado na pandemia, com uma pontuação entre 7 e 12 no escore, o que representa 89,7% dos entrevistados. Isso mostra que o desgaste vivenciado pelos estudantes durante esse tempo é presente e notório. Os resultados dos dados obtidos sugerem que o fato de ter a rotina, tanto de vida, como de estudos mudadas durante a pandemia, acarretaram a diminuição da autoestima. Conclusão: A baixa autoestima está presente entre os estudantes, como mostram os resultados obtidos através dessa pesquisa, que podem sugerir que essa autoestima diminuída seja advinda do período vivenciado pela pandemia. Se faz necessária uma investigação por parte das instituições de ensino, para que haja intervenções e criação de programas voltados para a saúde mental dos estudantes.Remote education has become the main way of teaching at educational institutions in the face of the pandemic, being characterized as a temporary change. This new type of teaching brought significant changes that had a direct impact on students' self-esteem and consequently on their academic performance. Objective: to evaluate the self-esteem of nursing students in a pandemic context. Methodology: This is a descriptive study, with a quantitative approach. Data collection and analysis was based on the Rosenberg Self-Esteem self-esteem scale. The research was carried out in the municipality of Cuité, on the campus of the Federal University of Campina Grande, the Center for Education and Health (CES), with students of the Nursing Course. Results: Among the interviewees, 60.7% presented values that indicate a generally decreased self-esteem. The figures indicate that the absolute majority has a low self-esteem, resulting from the period experienced in the pandemic, with a score between 7 and 12, which represents 89.7% of the interviewees. This shows that the emotional distress experienced by students during this time is notorious. The results of the data obtained suggest that the routine, both of personal life and studies changed during the pandemic, which led to a decrease in self-esteem. Conclusion: Low self-esteem is present among students, as shown by the results obtained through this research, which may suggest that this decreased self-esteem is due to the period experienced by the pandemic. It is necessary that the educational institutions take action into further investigation so that they can develop interventions and are able to create programs focused on improving the mental health of students.Remote education has become the main way of teaching at educational institutions in the face of the pandemic, being characterized as a temporary change. This new type of teaching brought significant changes that had a direct impact on students' self-esteem and consequently on their academic performance. Objective: to evaluate the self-esteem of nursing students in a pandemic context. Methodology: This is a descriptive study, with a quantitative approach. Data collection and analysis was based on the Rosenberg Self-Esteem self-esteem scale. The research was carried out in the municipality of Cuité, on the campus of the Federal University of Campina Grande, the Center for Education and Health (CES), with students of the Nursing Course. Results: Among the interviewees, 60.7% presented values that indicate a generally decreased self-esteem. The figures indicate that the absolute majority has a low self-esteem, resulting from the period experienced in the pandemic, with a score between 7 and 12, which represents 89.7% of the interviewees. This shows that the emotional distress experienced by students during this time is notorious. The results of the data obtained suggest that the routine, both of personal life and studies changed during the pandemic, which led to a decrease in self-esteem. Conclusion: Low self-esteem is present among students, as shown by the results obtained through this research, which may suggest that this decreased self-esteem is due to the period experienced by the pandemic. It is necessary that the educational institutions take action into further investigation so that they can develop interventions and are able to create programs focused on improving the mental health of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSARAIVA, Alynne Mendonça.SARAIVA, Alynne Mendonça.http://lattes.cnpq.br/8869678305441029PIMENTEL, Edlene Régis Silva.PIMENTEL, E.R.S.http://lattes.cnpq.br/1671747203740126CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.CARVALHO, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/2522454119334432AVELAR, Júlio Rodrigues de.2022-08-102022-09-13T13:23:29Z2022-09-132022-09-13T13:23:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27110AVELAR, Júlio Rodrigues de. Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. 2022. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T13:23:29Zoai:localhost:riufcg/27110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T13:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. Self-esteem of nursing students in the face of the pandemic context of Covid-19. Autoestima de estudiantes de enfermería frente al contexto de pandemia de Covid-19. |
title |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
spellingShingle |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. AVELAR, Júlio Rodrigues de. Estudante de enfermagem Estudante de enfermagem - auto-estima Enfermagem - estudante - pandemia Enfermagem - ensino remoto Discente de enfermagem - autoestima Aluno de enfermagem - autoestima Nursing Nursing student - self-esteem Nursing - remote teaching Nursing student - self-esteem Nursing student Nursing - student - pandemic Nursing student - self-esteem Estudiante de enfermería - autoestima Enfermería - enseñanza a distancia Estudiante de enfermería - autoestima Estudiante de enfermería Enfermería - estudiante - pandemia Estudiante de enfermería - autoestima Enfermagem |
title_short |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
title_full |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
title_fullStr |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
title_full_unstemmed |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
title_sort |
Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. |
author |
AVELAR, Júlio Rodrigues de. |
author_facet |
AVELAR, Júlio Rodrigues de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SARAIVA, Alynne Mendonça. SARAIVA, Alynne Mendonça. http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 PIMENTEL, Edlene Régis Silva. PIMENTEL, E.R.S. http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de. CARVALHO, M. A. P. http://lattes.cnpq.br/2522454119334432 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AVELAR, Júlio Rodrigues de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante de enfermagem Estudante de enfermagem - auto-estima Enfermagem - estudante - pandemia Enfermagem - ensino remoto Discente de enfermagem - autoestima Aluno de enfermagem - autoestima Nursing Nursing student - self-esteem Nursing - remote teaching Nursing student - self-esteem Nursing student Nursing - student - pandemic Nursing student - self-esteem Estudiante de enfermería - autoestima Enfermería - enseñanza a distancia Estudiante de enfermería - autoestima Estudiante de enfermería Enfermería - estudiante - pandemia Estudiante de enfermería - autoestima Enfermagem |
topic |
Estudante de enfermagem Estudante de enfermagem - auto-estima Enfermagem - estudante - pandemia Enfermagem - ensino remoto Discente de enfermagem - autoestima Aluno de enfermagem - autoestima Nursing Nursing student - self-esteem Nursing - remote teaching Nursing student - self-esteem Nursing student Nursing - student - pandemic Nursing student - self-esteem Estudiante de enfermería - autoestima Enfermería - enseñanza a distancia Estudiante de enfermería - autoestima Estudiante de enfermería Enfermería - estudiante - pandemia Estudiante de enfermería - autoestima Enfermagem |
description |
O ensino remoto se tornou o principal meio de ensino das instituições educacionais diante da pandemia, sendo caracterizado como uma mudança temporária em virtude da crise. Essa nova modalidade de ensino, trouxe mudanças significativas que repercutiram diretamente na autoestima dos estudantes e consequentemente no seu rendimento acadêmico. Objetivo: avaliar a autoestima dos estudantes de enfermagem em contexto pandêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa. A coleta e análise de dados se deu a partir da escala de autoestima de Rosenberg (The Rosenberg Self-Esteem) e de instrumento complementar desenvolvido pelos autores. A pesquisa foi realizada no município de Cuité, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, o Centro de Educação e Saúde (CES), com estudantes do Curso de Enfermagem. Resultados: Dentre os entrevistados, 60,7% apresentam valores que indicam uma autoestima diminuída de modo geral. Os números indicam que a maioria absoluta apresenta uma baixa autoestima, decorrente do período vivenciado na pandemia, com uma pontuação entre 7 e 12 no escore, o que representa 89,7% dos entrevistados. Isso mostra que o desgaste vivenciado pelos estudantes durante esse tempo é presente e notório. Os resultados dos dados obtidos sugerem que o fato de ter a rotina, tanto de vida, como de estudos mudadas durante a pandemia, acarretaram a diminuição da autoestima. Conclusão: A baixa autoestima está presente entre os estudantes, como mostram os resultados obtidos através dessa pesquisa, que podem sugerir que essa autoestima diminuída seja advinda do período vivenciado pela pandemia. Se faz necessária uma investigação por parte das instituições de ensino, para que haja intervenções e criação de programas voltados para a saúde mental dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-10 2022-09-13T13:23:29Z 2022-09-13 2022-09-13T13:23:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27110 AVELAR, Júlio Rodrigues de. Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. 2022. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27110 |
identifier_str_mv |
AVELAR, Júlio Rodrigues de. Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico da Covid-19. 2022. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744554840031232 |