Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagem
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244 |
Resumo: | Estudo exploratório descritivo com os objetivos de: identificar os sentimentos dos formandos de uma Escola de Enfermagem em relação ao curso de graduação e sua percepção quanto à profissão de enfermagem. Após quatro anos de curso, 57,4% dos estudantes percebiam a enfermagem de maneira positiva, como profissão do futuro, valorizada, reconhecida, compensadora, mesmo que com algumas ressalvas, Entretanto, 25% dos formandos ainda a percebiam como profissão mecânica, sacrificada, braçal, com visão científica limitada e com um abismo entre teoria e prática e por isso mesmo pouco reconhecida pela sociedade, Mantidas as tendências atuais, a valorização do enfermeiro pela sociedade brasileira nas próximas décadas seria muito maior, conforme 61% dos respondentes, |
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Enfermagem: idealismo x realismo perspectivas de formandos do curso de graduação de enfermagem sobre a profissão de enfermagemEnfermería: idealismo x realismo. Perspectivas de estudiantes de enfermería en final de curso sobre la profesión de enfermeríaNursing: idealism x realism. Perspectives about nursing profession from nursing students enrolled in their last semester of the under-graduate program of a nursing schoolNursingStudent's nursingEmotionsEnfermeríaEstudiantes de enfermeríaEmocionesEnfermagemestudantes de enfermagemSentimentosEstudo exploratório descritivo com os objetivos de: identificar os sentimentos dos formandos de uma Escola de Enfermagem em relação ao curso de graduação e sua percepção quanto à profissão de enfermagem. Após quatro anos de curso, 57,4% dos estudantes percebiam a enfermagem de maneira positiva, como profissão do futuro, valorizada, reconhecida, compensadora, mesmo que com algumas ressalvas, Entretanto, 25% dos formandos ainda a percebiam como profissão mecânica, sacrificada, braçal, com visão científica limitada e com um abismo entre teoria e prática e por isso mesmo pouco reconhecida pela sociedade, Mantidas as tendências atuais, a valorização do enfermeiro pela sociedade brasileira nas próximas décadas seria muito maior, conforme 61% dos respondentes,Estúdio exploratório y descriptivo con objectivos de: identificar los sentimientos de los estudiantes en final de curso de una Escuela de Enfermería con relación al curso y su percepción hacia la profesión de enfermería, Después de quatro años de curso, 57,4% de los estudiantes percibian la enfermería de manera positiva, como profesión del futuro, valorizada, reconocida, compensadora, mismo con algunas reservas. Mientras tanto 25% percibian la enfermería como pro fesión brazal, con visión científica limitada y con un abismo entre la teoria y la práctica, Por esto mismo poco reconocida por la sociedad. Mantenidas las tendencias actuales, la valorización del enfermero por la sociedad brasileña en las próximas décadas seria mucho mayor, segun 61% de los respondientes.Exploratory and descriptive study with the following objectives: to identify the nursing students' feelings related to the undergraduate course and their perception towards the nursing profession, After the four-year course, 57,4% of students perceived nursing in a positive way as a profession for the future, valued, recognised, compensating even with some limitations, However, 25% of students still perceived nursing as a mechanical, manual and sacrificed profession, with a limited scientific vision and with a gap between theory and practice and as a consequence a lower recognition by the society. If current trends are maintained, the nurse's value would be much greater in the next decades within the Brazilian society according to 61% of respondents.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4124410.1590/S0080-62342001000300011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 3 (2001); 271-281Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 3 (2001); 271-281Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 3 (2001); 271-2811980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41244/44798http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOguisso, TakaSeki, Lucia KanakoAraujo, Giane Leandro deShibuya, Claudia AkemiSpeciale, CristianeTrovó, Monica Martins2012-08-31T18:50:22Zoai:revistas.usp.br:article/41244Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:50:22Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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