Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028 |
Resumo: | A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição. |
id |
USP-24_383c60ff4754560011f18f4833d7afb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000500028 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitárioServiço Hospitalar de EducaçãoEducação em enfermagemCapacitação em serviçoPesquisa qualitativaA educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000500028info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Maria Cristina Pinto deFigueiredo,Mariangela Aparecida GonçalvesSantos,Sueli Maria dos ReisAmaral,Arlete Maria Moreira doRocha,Letícia de OliveiraThiollent,Michel Jean Mariepor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000500028Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-10-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
title |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
spellingShingle |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário Jesus,Maria Cristina Pinto de Serviço Hospitalar de Educação Educação em enfermagem Capacitação em serviço Pesquisa qualitativa |
title_short |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
title_full |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
title_fullStr |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
title_sort |
Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário |
author |
Jesus,Maria Cristina Pinto de |
author_facet |
Jesus,Maria Cristina Pinto de Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves Santos,Sueli Maria dos Reis Amaral,Arlete Maria Moreira do Rocha,Letícia de Oliveira Thiollent,Michel Jean Marie |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves Santos,Sueli Maria dos Reis Amaral,Arlete Maria Moreira do Rocha,Letícia de Oliveira Thiollent,Michel Jean Marie |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus,Maria Cristina Pinto de Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves Santos,Sueli Maria dos Reis Amaral,Arlete Maria Moreira do Rocha,Letícia de Oliveira Thiollent,Michel Jean Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço Hospitalar de Educação Educação em enfermagem Capacitação em serviço Pesquisa qualitativa |
topic |
Serviço Hospitalar de Educação Educação em enfermagem Capacitação em serviço Pesquisa qualitativa |
description |
A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000500028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534832185344 |