Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Maria Cristina Pinto de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves, Santos,Sueli Maria dos Reis, Amaral,Arlete Maria Moreira do, Rocha,Letícia de Oliveira, Thiollent,Michel Jean Marie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028
Resumo: A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.
id USP-24_383c60ff4754560011f18f4833d7afb4
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000500028
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação permanente em enfermagem em um hospital universitárioServiço Hospitalar de EducaçãoEducação em enfermagemCapacitação em serviçoPesquisa qualitativaA educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000500028info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Maria Cristina Pinto deFigueiredo,Mariangela Aparecida GonçalvesSantos,Sueli Maria dos ReisAmaral,Arlete Maria Moreira doRocha,Letícia de OliveiraThiollent,Michel Jean Mariepor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000500028Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-10-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
title Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
spellingShingle Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
Jesus,Maria Cristina Pinto de
Serviço Hospitalar de Educação
Educação em enfermagem
Capacitação em serviço
Pesquisa qualitativa
title_short Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
title_full Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
title_fullStr Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
title_full_unstemmed Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
title_sort Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
author Jesus,Maria Cristina Pinto de
author_facet Jesus,Maria Cristina Pinto de
Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves
Santos,Sueli Maria dos Reis
Amaral,Arlete Maria Moreira do
Rocha,Letícia de Oliveira
Thiollent,Michel Jean Marie
author_role author
author2 Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves
Santos,Sueli Maria dos Reis
Amaral,Arlete Maria Moreira do
Rocha,Letícia de Oliveira
Thiollent,Michel Jean Marie
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Maria Cristina Pinto de
Figueiredo,Mariangela Aparecida Gonçalves
Santos,Sueli Maria dos Reis
Amaral,Arlete Maria Moreira do
Rocha,Letícia de Oliveira
Thiollent,Michel Jean Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Hospitalar de Educação
Educação em enfermagem
Capacitação em serviço
Pesquisa qualitativa
topic Serviço Hospitalar de Educação
Educação em enfermagem
Capacitação em serviço
Pesquisa qualitativa
description A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000500028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.5 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534832185344