Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Wilza Rocha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tavares,Cláudia Mara Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400032
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.
id USP-24_44a27e9eb6b216c7c62bccec9d759b59
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000400032
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucionalEducação em enfermagemEnsino superiorInovaçãoFormação de recursos humanosO objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400032Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.4 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000400032info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Wilza RochaTavares,Cláudia Mara Melopor2010-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000400032Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-12-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
spellingShingle Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
Pereira,Wilza Rocha
Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
title_short Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title_full Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title_fullStr Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title_sort Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
author Pereira,Wilza Rocha
author_facet Pereira,Wilza Rocha
Tavares,Cláudia Mara Melo
author_role author
author2 Tavares,Cláudia Mara Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Wilza Rocha
Tavares,Cláudia Mara Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
topic Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
description O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000400032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000400032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.4 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534083502080