Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Wilza Rocha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tavares, Cláudia Mara Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.
id USP-24_22cdc48ad3b9ead071b77175246a7b17
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40649
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysisPrácticas pedagógicas en la enseñanza de enfermería: un estudio en la perspectiva del análisis institucionalPráticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucionalEducação em enfermagemEnsino superiorInovaçãoFormação de recursos humanosEducationnursinghigherInnovationHuman resources formationEducación en enfermeríaEducación superiorInnovaciónFormación de recursos humanosO objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.El objetivo general de la investigación fue conocer las prácticas pedagógicas que ya vienen siendo desarrolladas en la enseñanza de Enfermería para identificar y analizar aquellas que promuevan cambios e innovaciones pedagógicas. La investigación fue de abordaje cualitativo, comparativo y de campo. Los sujetos de estudio fueron docentes y alumnos de enfermería. Los datos se obtuvieron mediante entrevistas individuales y grupos focales, y fueron analizados por el método de Análisis Institucional. Se identificaron prácticas pedagógicas diversas en los dos cursos, desde las más tradicionales hasta aquellas consideradas innovadoras. Constatamos que los cambios ya están presentes y forman parte de un conjunto de factores provocados por la ruptura con valores que comienzan a ser considerados insuficientes o inadecuados por los propios docentes. La investigación nos mostró que la actividad de enseñar y la calificación de la práctica pedagógica pasan indeleblemente por la intención del sujeto que enseña.The general objective of this study was to learn about the pedagogical practices that are already in use in nursing teaching in order to identify and analyze those that have brought changes and innovation. This field study used a qualitative and comparative approach, and the subjects were nursing professors and students. The data was collected through individual interviews and focal groups. Data analysis was based on the Institutional Analysis method. Several pedagogical practices were recognized, from the most traditional to those considered innovative, and it was noticed that changes are already present and are part of a set of elements caused by the obsolescence of values that are now considered to be insufficient or inappropriate by professors themselves. The study revealed that the activity of teaching and the qualification of the pedagogical practices are always desired by professors.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4064910.1590/S0080-62342010000400032Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 4 (2010); 1077-1084Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 4 (2010); 1077-1084Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 4 (2010); 1077-10841980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649/43860https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649/43861http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Wilza RochaTavares, Cláudia Mara Melo2012-08-30T13:49:10Zoai:revistas.usp.br:article/40649Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T13:49:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
Prácticas pedagógicas en la enseñanza de enfermería: un estudio en la perspectiva del análisis institucional
Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional
title Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
spellingShingle Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
Pereira, Wilza Rocha
Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
Education
nursing
higher
Innovation
Human resources formation
Educación en enfermería
Educación superior
Innovación
Formación de recursos humanos
title_short Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
title_full Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
title_fullStr Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
title_full_unstemmed Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
title_sort Pedagogical practices in nursing teaching: a study from the perspective of institutional analysis
author Pereira, Wilza Rocha
author_facet Pereira, Wilza Rocha
Tavares, Cláudia Mara Melo
author_role author
author2 Tavares, Cláudia Mara Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Wilza Rocha
Tavares, Cláudia Mara Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
Education
nursing
higher
Innovation
Human resources formation
Educación en enfermería
Educación superior
Innovación
Formación de recursos humanos
topic Educação em enfermagem
Ensino superior
Inovação
Formação de recursos humanos
Education
nursing
higher
Innovation
Human resources formation
Educación en enfermería
Educación superior
Innovación
Formación de recursos humanos
description O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649
10.1590/S0080-62342010000400032
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342010000400032
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649/43860
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40649/43861
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 4 (2010); 1077-1084
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 4 (2010); 1077-1084
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 4 (2010); 1077-1084
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221727441027072