Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030 |
Resumo: | A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. |
id |
USP-24_4b9d2635d152340090133e542900c23d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342009000100030 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensaHipertensãoEducação em saúdeCuidados de enfermagemA hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000100030info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Cláudia Geovana da SilvaMussi,Fernanda Carneiropor2009-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000100030Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-04-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
title |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
spellingShingle |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa Pires,Cláudia Geovana da Silva Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem |
title_short |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
title_full |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
title_fullStr |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
title_sort |
Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
author |
Pires,Cláudia Geovana da Silva |
author_facet |
Pires,Cláudia Geovana da Silva Mussi,Fernanda Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Mussi,Fernanda Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires,Cláudia Geovana da Silva Mussi,Fernanda Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem |
topic |
Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem |
description |
A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000100030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936532854571008 |