Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Lilian Regina de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zem-Mascarenhas,Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100483
Resumo: RESUMO Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes. Resultados O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes. Conclusão Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.
id USP-24_550d978220887150ccd6b6aa2ae5d49a
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342020000100483
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológicoSimulaçãoTreinamento por SimulaçãoSimulação de PacienteSepseEducação em EnfermagemModelos EducacionaisRESUMO Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes. Resultados O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes. Conclusão Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100483Revista da Escola de Enfermagem da USP v.54 2020reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2019021603638info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Lilian Regina deZem-Mascarenhas,Silvia Helenapor2020-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342020000100483Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2020-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
title Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
spellingShingle Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
Carvalho,Lilian Regina de
Simulação
Treinamento por Simulação
Simulação de Paciente
Sepse
Educação em Enfermagem
Modelos Educacionais
title_short Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
title_full Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
title_fullStr Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
title_full_unstemmed Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
title_sort Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico
author Carvalho,Lilian Regina de
author_facet Carvalho,Lilian Regina de
Zem-Mascarenhas,Silvia Helena
author_role author
author2 Zem-Mascarenhas,Silvia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Lilian Regina de
Zem-Mascarenhas,Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Treinamento por Simulação
Simulação de Paciente
Sepse
Educação em Enfermagem
Modelos Educacionais
topic Simulação
Treinamento por Simulação
Simulação de Paciente
Sepse
Educação em Enfermagem
Modelos Educacionais
description RESUMO Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes. Resultados O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes. Conclusão Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100483
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2019021603638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.54 2020
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936540602499072