Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Paula Morais de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126
Resumo: A história desta investigação encontrou um ethos propício não só pelo percurso da investigadora, mas também pelas atuais políticas públicas de modernização e de reforma capazes de regular e transformar os sistemas educativos e de saúde, bem como os seus grupos profissionais. A reflexão entretanto desenvolvida suscitara uma perceção vincada dos processos organizacionais de mudança pelos quais estes interferiam na articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde a supervisão de estágios seria a grande protagonista, sustentada pelos significados que os atores intervenientes lhes têm atribuído. A pesquisa explícita de opções epistemológicas e metodológicas levou a olhar para o problema de uma forma mais atenta, apurando-o, tendo em conta as dimensões organizacionais. A opção por um estudo de caso prendeu-se com o facto de o método permitir responder ao propósito de conhecer e compreender o fenómeno da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, concretamente através da supervisão de estágios.
id USP-24_5ce0c5e47201c91b1762bfb3ff47950d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103126
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital Nursing Supervision: Studying the “Case” of the phenomenon of interorganizational articulation Nursing School and Hospital Supervisión en Enfermería: Estudiar el "caso" del fenómeno de la articulación interorganizacional Escuela de Enfermería y Hospital A história desta investigação encontrou um ethos propício não só pelo percurso da investigadora, mas também pelas atuais políticas públicas de modernização e de reforma capazes de regular e transformar os sistemas educativos e de saúde, bem como os seus grupos profissionais. A reflexão entretanto desenvolvida suscitara uma perceção vincada dos processos organizacionais de mudança pelos quais estes interferiam na articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde a supervisão de estágios seria a grande protagonista, sustentada pelos significados que os atores intervenientes lhes têm atribuído. A pesquisa explícita de opções epistemológicas e metodológicas levou a olhar para o problema de uma forma mais atenta, apurando-o, tendo em conta as dimensões organizacionais. A opção por um estudo de caso prendeu-se com o facto de o método permitir responder ao propósito de conhecer e compreender o fenómeno da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, concretamente através da supervisão de estágios. La historia de esta investigación encontró un ethos propicio no solamente por la ruta de la investigadora, pero también por las actuales políticas públicas de modernización y de reformas capaces de regular y transformar los sistemas educativos y de salud, y sus grupos profesionales. La reflexión mientras desarrollada ha suscitado una percepción incrementada, aunque algo difusa, sobre los procesos de cambio organizacionales, pelos cuales se interfería en la articulación interorganizacional Escuela de Enfermería y Hospital, y como tal, la supervisión de prácticas seria la gran protagonista sustentada pelos significados que los actores intervinientes les tienen atribuido. En este alcance, al procurarse explicitar las opciones epistemológicas y metodológicas se mira el problema de una forma más atenta, apurándolo, teniendo en cuenta las dimensiones organizacionales. En este sentido, la opción por un estudio de caso se ha prendido con el hecho de que el método permite responder al propósito de conocer y comprender el fenómeno de la articulación interorganizacional Escuela de Enfermería y Hospital, concretamente a través de la supervisión de prácticas. The history of this research found a suitable ethos not only by the route of the researcher, but also by the current public policies of modernization and reform that are capable of regulating and transforming the educational and health systems, as well as their professional groups. The reflection meantime developed had raised a clear perception of the organizational change processes by which they interfered with the interorganizational coordination between School of Nursing and Hospital, where internship supervision would be the main protagonist, supported by the meanings that intervening actors have assigned to them. In this context, the search for explicit epistemological and methodological choices leads to look more attentively at the problem, ascertaining it, taking into account the organizational dimensions. In this regard, the choice of a case study was related to the fact that the method allowed to answer the purpose of knowing and understanding the interorganizational coordination phenomenon between School of Nursing and Hospital, namely through the supervision of internships. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312610.1590/S0080-623420140000800028Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 190-1961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126/101473https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126/101474http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Ana Paula Morais de Carvalho 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103126Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
Nursing Supervision: Studying the “Case” of the phenomenon of interorganizational articulation Nursing School and Hospital
Supervisión en Enfermería: Estudiar el "caso" del fenómeno de la articulación interorganizacional Escuela de Enfermería y Hospital
title Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
spellingShingle Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
Macedo, Ana Paula Morais de Carvalho
title_short Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
title_full Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
title_fullStr Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
title_full_unstemmed Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
title_sort Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
author Macedo, Ana Paula Morais de Carvalho
author_facet Macedo, Ana Paula Morais de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Paula Morais de Carvalho
description A história desta investigação encontrou um ethos propício não só pelo percurso da investigadora, mas também pelas atuais políticas públicas de modernização e de reforma capazes de regular e transformar os sistemas educativos e de saúde, bem como os seus grupos profissionais. A reflexão entretanto desenvolvida suscitara uma perceção vincada dos processos organizacionais de mudança pelos quais estes interferiam na articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde a supervisão de estágios seria a grande protagonista, sustentada pelos significados que os atores intervenientes lhes têm atribuído. A pesquisa explícita de opções epistemológicas e metodológicas levou a olhar para o problema de uma forma mais atenta, apurando-o, tendo em conta as dimensões organizacionais. A opção por um estudo de caso prendeu-se com o facto de o método permitir responder ao propósito de conhecer e compreender o fenómeno da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, concretamente através da supervisão de estágios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126
10.1590/S0080-623420140000800028
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800028
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126/101473
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103126/101474
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 190-196
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 190-196
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 190-196
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737898475520