El parto deseado comparado con el parto real: la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su tipo de parto
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/217578 |
Resumo: | Objetivo: Identificar a percepção de mães acadêmicas de enfermagem quanto ao tipo de parto almejado em relação ao realizado. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada nos pressupostos da Humanização da Assistência Obstétrica, desenvolvida de forma remota com 16 acadêmicas de enfermagem, que vivenciaram o processo de parturição. Procedeu-se a coleta por meio de grupo focal online pelo programa Google Meet, guiado por roteiro semiestruturado. Os discursos foram analisados com base na técnica de Análise Temática de Conteúdo. Resultados: Identificou-se discrepância insatisfatória entre a preferência da mãe e a realização, predominando-se o desejo pela via vaginal em virtude dos conhecimentos acadêmicos acerca dos benefícios. No entanto, a cesariana se sobressaiu enquanto procedimento realizado em razão de eventuais complicações, medos, situação financeira da parturiente e controle da escolha pelo profissional de saúde. Conclusão: A percepção indica discordâncias marcantes, com a presença de complicações, medo, ausência de autonomia e predominância de um modelo assistencial hegemônico, reforçando a necessidade de ampliação e aplicação da Humanização da Assistência Obstétrica, como condição primária para um adequado acompanhamento. |
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El parto deseado comparado con el parto real: la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su tipo de partoParto almejado versus realizado: percepção de acadêmicas de enfermagem acerca do seu tipo de partoDesired versus actual delivery route: nursing students’ perception about their type of deliveryParturitionStudentsNursingObstetric NursingMothersHumanization of AssistanceQualitative ResearchPartoEstudantes de EnfermagemEnfermagem ObstétricaMãesHumanização da AssistênciaPesquisa QualitativaPartoEstudiantes de EnfermeríaEnfermería ObstétricaMadresHumanización de la AtenciónInvestigación CualitativaObjetivo: Identificar a percepção de mães acadêmicas de enfermagem quanto ao tipo de parto almejado em relação ao realizado. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada nos pressupostos da Humanização da Assistência Obstétrica, desenvolvida de forma remota com 16 acadêmicas de enfermagem, que vivenciaram o processo de parturição. Procedeu-se a coleta por meio de grupo focal online pelo programa Google Meet, guiado por roteiro semiestruturado. Os discursos foram analisados com base na técnica de Análise Temática de Conteúdo. Resultados: Identificou-se discrepância insatisfatória entre a preferência da mãe e a realização, predominando-se o desejo pela via vaginal em virtude dos conhecimentos acadêmicos acerca dos benefícios. No entanto, a cesariana se sobressaiu enquanto procedimento realizado em razão de eventuais complicações, medos, situação financeira da parturiente e controle da escolha pelo profissional de saúde. Conclusão: A percepção indica discordâncias marcantes, com a presença de complicações, medo, ausência de autonomia e predominância de um modelo assistencial hegemônico, reforçando a necessidade de ampliação e aplicação da Humanização da Assistência Obstétrica, como condição primária para um adequado acompanhamento.Objetivo: Identificar la percepción de madres estudiantes de enfermería en cuanto al tipo de parto deseado comparado con el realizado. Método: Investigación cualitativa, apoyada en los programas de Humanización de la Asistencia Obstétrica, desarrollada de forma remota con 16 estudiantes de enfermería, que vivieron el proceso de participación. La recolección de datos se realiza a través de un grupo focal en línea mediante el programa Google Meet, guiado por un guión semiestructurado. Los discursos fueron analizados con base en la técnica de Análisis Temático del Contenido. Resultados: Se identificó una discrepancia insatisfactoria entre la preferencia de la madre y la realización, predominando el deseo de la vía vaginal en virtud de los conocimientos académicos sobre los beneficios. Por lo tanto, la cesárea fue predominante como procedimiento realizado en razón de las eventuales complicaciones, los medicamentos, la situación financiera de la parturienta y el control de la elección por parte del profesional de la salud. Conclusión: La percepción indica discordancias marcadas, con la presencia de complicaciones, medo, ausencia de autonomía y predominio de un modelo asistencial hegemónico, reforzando la necesidad de ampliación y aplicación de la Humanización de la Asistencia Obstétrica, como condición primordial para un adecuado acompañamiento.Objective: To identify the perception of nursing student mothers regarding the desired type of delivery in relation to the one performed. Method: Qualitative research, supported by the assumptions of Humanization of Obstetric Care, developed remotely with 16 nursing students who experienced the parturition process. The data were collected through an online focus group using the Google Meet program, guided by a semi-structured script. The speeches were analyzed using the Thematic Content Analysis technique. Results: An unsatisfactory discrepancy was identified between the mother’s preference and the realization, predominantly the desire for the vaginal way due to academic knowledge about the benefits. However, the cesarean section was predominant as a procedure performed due to possible complications, fears, financial situation of the parturient woman and control of choice by the health professional. Conclusion: Perception indicates marked disagreements, with the presence of complications, fear, lack of autonomy and predominance of a hegemonic care model, reinforcing the need for expansion and application of the Humanization of Obstetric Care, as a primary condition for proper monitoring.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/21757810.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0217enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220217Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220217Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202202171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/217578/198964https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/217578/198963http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Camila da SilvaSoares, Jéssica LimaBráulio, Thaís Isidório CruzDamasceno, Simone SoaresOliveira, Dayanne Rakelly deCruz, Rachel de Sá Barreto Luna Callou2023-10-23T18:48:05Zoai:revistas.usp.br:article/217578Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2023-10-23T18:48:05Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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