O EXAME FÍSICO E O ENFERMEIRO DE UTI
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Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/0080-6234199402800200156 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136625 |
Resumo: | Trata-se de um estudo realizado junto a 26 enfermeiros de UTI que teve como objetivos caracterizar a periodicidade de realização dos itens componentes do exame físico, identificar em que momento o seu aprendizado foi mais significativo e levantar a opinião dos enfermeiros sobre a fase adequada para o seu ensino. Os dados foram coletados mediante questionários enviados aos enfermeiros egressos dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos oferecidos pela Escola de Enfermagem da USP e que, na época da coleta de dados, trabalhavam em UTI. Os resultados permitiram concluir que de 45 itens apresentados, 31 (68,9%) eram realizados freqüentemente por mais de 50% dos enfermeiros. A pratica profissional foi considerada como o momento mais importante para o aprendizado do exame físico. Quanto à responsabilidade pelo seu ensino, constatou-se que 69,2% dos enfermeiros atribuiram-na ao curso de graduação. |
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O EXAME FÍSICO E O ENFERMEIRO DE UTIThe physical assessment and the ICU nurseICUphysical examinationnursing teachingUTIexame físicoensino de enfermagemTrata-se de um estudo realizado junto a 26 enfermeiros de UTI que teve como objetivos caracterizar a periodicidade de realização dos itens componentes do exame físico, identificar em que momento o seu aprendizado foi mais significativo e levantar a opinião dos enfermeiros sobre a fase adequada para o seu ensino. Os dados foram coletados mediante questionários enviados aos enfermeiros egressos dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos oferecidos pela Escola de Enfermagem da USP e que, na época da coleta de dados, trabalhavam em UTI. Os resultados permitiram concluir que de 45 itens apresentados, 31 (68,9%) eram realizados freqüentemente por mais de 50% dos enfermeiros. A pratica profissional foi considerada como o momento mais importante para o aprendizado do exame físico. Quanto à responsabilidade pelo seu ensino, constatou-se que 69,2% dos enfermeiros atribuiram-na ao curso de graduação.The goal of this study was to analyse some practicing, teaching and learning aspects of physical examination done by ICU's nurses. It was accomplished with 26 ICU nurses that concluded the Intensive Care Nursing Specialization Course at the School of Nursing at São Paulo University. The results showed that 31 (68,9%) of the 45 presented itens were done frequently by more than 50% of the nurses. The professional practice was considered the most important moment to physical examination learning. The responsability by teaching was attributed to undergraduation course by 69,2% of the nurses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13662510.1590/0080-6234199402800200156Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 2 (1994); 156-170Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 2 (1994); 156-170Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 2 (1994); 156-1701980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136625/132376http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKimura, MiakoMiyadahira, Ana Mana KazueCruz, Dina de Almeida Lopes Monteiro daTakahashi, Edna Ikumi UmebayashiPadilha, Katia GrilloSousa, Regina Marcia Cardoso de2017-08-11T14:39:02Zoai:revistas.usp.br:article/136625Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:39:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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