A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Francisca Nellie de Paula
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Damasceno, Marta Maria Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580
Resumo: O estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem.
id USP-24_6a371c6be3d795de426207cd5b5559eb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41580
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratóriosLa construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratóriosBuilding an educational software about the auscultation of breathing soundsRespiratory soundsSoftwareEducationnursingMedical informaticsRuidos respiratoriosProgramas de computaciónEducación en enfermeríaInformática médicaSons respiratóriosSoftwareEducação em enfermagemInformática médicaO estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem.En este estudio se tuvo como objetivo relatar la experiencia de la construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratorios. En ese proceso, se aplicó el referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky y se delimitó el contenido de modo a abarcar el método de la auscultación paso a paso, las finalidades, la clasificación de los sonidos normales y casuales y las respectivas características estetoacústicas. Para el desarrollo del sistema, fue utilizada la tecnología 3D, incluyendo avatares (personificaciones virtuales del paciente, del enfermero y de los objetos) y ambiente virtual para la auscultación, usando procedimientos de simulación. Al final del proceso, se concluyó que iniciativas de esa naturaleza, aún con dificultades presentes, traen contribuciones importantes para la enseñanza-aprendizaje de contenidos relativos al área de la Enfermería.The aim of this study was to discuss the experience of building an educational software about the auscultation of breathing sounds. In the process, Lev Semenovic Vygotsky's pedagogic theoretical framework was used, and the content was delimited so as to encompass the auscultation method step by step. The objective of the auscultation was to classify normal and strange sounds and their particular stethoacoustic characteristics. For the development of the system was used 3D technology, including virtual personification of the patients, nurses and objects. A virtual environment for the auscultation using simulation procedures was used as well. It was concluded that initiatives such as that, although facing many difficulties, bring important contributions to teaching-learning of contents related to nursing education.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4158010.1590/S0080-62342006000400016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 563-569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 563-569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 563-5691980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580/45181http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Francisca Nellie de PaulaDamasceno, Marta Maria Coelho2012-09-03T17:18:28Zoai:revistas.usp.br:article/41580Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:18:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
La construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratórios
Building an educational software about the auscultation of breathing sounds
title A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
spellingShingle A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
Melo, Francisca Nellie de Paula
Respiratory sounds
Software
Education
nursing
Medical informatics
Ruidos respiratorios
Programas de computación
Educación en enfermería
Informática médica
Sons respiratórios
Software
Educação em enfermagem
Informática médica
title_short A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
title_full A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
title_fullStr A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
title_full_unstemmed A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
title_sort A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
author Melo, Francisca Nellie de Paula
author_facet Melo, Francisca Nellie de Paula
Damasceno, Marta Maria Coelho
author_role author
author2 Damasceno, Marta Maria Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Francisca Nellie de Paula
Damasceno, Marta Maria Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Respiratory sounds
Software
Education
nursing
Medical informatics
Ruidos respiratorios
Programas de computación
Educación en enfermería
Informática médica
Sons respiratórios
Software
Educação em enfermagem
Informática médica
topic Respiratory sounds
Software
Education
nursing
Medical informatics
Ruidos respiratorios
Programas de computación
Educación en enfermería
Informática médica
Sons respiratórios
Software
Educação em enfermagem
Informática médica
description O estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580
10.1590/S0080-62342006000400016
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342006000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580/45181
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 563-569
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 563-569
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 563-569
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221733369675776