A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580 |
Resumo: | O estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem. |
id |
USP-24_6a371c6be3d795de426207cd5b5559eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41580 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratóriosLa construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratóriosBuilding an educational software about the auscultation of breathing soundsRespiratory soundsSoftwareEducationnursingMedical informaticsRuidos respiratoriosProgramas de computaciónEducación en enfermeríaInformática médicaSons respiratóriosSoftwareEducação em enfermagemInformática médicaO estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem.En este estudio se tuvo como objetivo relatar la experiencia de la construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratorios. En ese proceso, se aplicó el referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky y se delimitó el contenido de modo a abarcar el método de la auscultación paso a paso, las finalidades, la clasificación de los sonidos normales y casuales y las respectivas características estetoacústicas. Para el desarrollo del sistema, fue utilizada la tecnología 3D, incluyendo avatares (personificaciones virtuales del paciente, del enfermero y de los objetos) y ambiente virtual para la auscultación, usando procedimientos de simulación. Al final del proceso, se concluyó que iniciativas de esa naturaleza, aún con dificultades presentes, traen contribuciones importantes para la enseñanza-aprendizaje de contenidos relativos al área de la Enfermería.The aim of this study was to discuss the experience of building an educational software about the auscultation of breathing sounds. In the process, Lev Semenovic Vygotsky's pedagogic theoretical framework was used, and the content was delimited so as to encompass the auscultation method step by step. The objective of the auscultation was to classify normal and strange sounds and their particular stethoacoustic characteristics. For the development of the system was used 3D technology, including virtual personification of the patients, nurses and objects. A virtual environment for the auscultation using simulation procedures was used as well. It was concluded that initiatives such as that, although facing many difficulties, bring important contributions to teaching-learning of contents related to nursing education.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4158010.1590/S0080-62342006000400016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 563-569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 563-569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 563-5691980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580/45181http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Francisca Nellie de PaulaDamasceno, Marta Maria Coelho2012-09-03T17:18:28Zoai:revistas.usp.br:article/41580Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:18:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios La construcción de un software educativo sobre la auscultación de los sonidos respiratórios Building an educational software about the auscultation of breathing sounds |
title |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
spellingShingle |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios Melo, Francisca Nellie de Paula Respiratory sounds Software Education nursing Medical informatics Ruidos respiratorios Programas de computación Educación en enfermería Informática médica Sons respiratórios Software Educação em enfermagem Informática médica |
title_short |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
title_full |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
title_fullStr |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
title_full_unstemmed |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
title_sort |
A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios |
author |
Melo, Francisca Nellie de Paula |
author_facet |
Melo, Francisca Nellie de Paula Damasceno, Marta Maria Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Damasceno, Marta Maria Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Francisca Nellie de Paula Damasceno, Marta Maria Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Respiratory sounds Software Education nursing Medical informatics Ruidos respiratorios Programas de computación Educación en enfermería Informática médica Sons respiratórios Software Educação em enfermagem Informática médica |
topic |
Respiratory sounds Software Education nursing Medical informatics Ruidos respiratorios Programas de computación Educación en enfermería Informática médica Sons respiratórios Software Educação em enfermagem Informática médica |
description |
O estudo objetivou relatar a experiência da construção de um software educativo sobre a ausculta dos sons respiratórios. Nesse processo, aplicou-se o referencial pedagógico de Lev Semenovic Vygotsky, e delimitou-se o conteúdo de modo a abarcar o método da ausculta passo a passo, as finalidades, a classificação dos sons normais e adventícios e as respectivas características estetoacústicas. Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a tecnologia 3D, incluindo avatares (personificações virtuais do paciente, do enfermeiro e dos objetos) e ambiente virtual para a ausculta, usando procedimentos de simulação. Ao final do processo, concluiu-se que iniciativas dessa natureza, embora sejam permeadas de dificuldades, trazem contribuições importantes ao ensino-aprendizagem de conteúdos relativos à área da Enfermagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580 10.1590/S0080-62342006000400016 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342006000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41580/45181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 4 (2006); 563-569 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 4 (2006); 563-569 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 4 (2006); 563-569 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221733369675776 |