INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
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Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341988000500161 |
Resumo: | Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas. |
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INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULOEnsino de enfermagemPrática da enfermagemAprendizagemOs Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1988-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341988000500161Revista da Escola de Enfermagem da USP v.22 n.spe 1988reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-62341988022esp00161info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz,Aidê FerreiraDiogo,Maria José D'ElbouxSouza,Regina Márcia Cardoso dePérez,Soraya MaculSantos,Vera Lúcia Conceição de GouveiaMaria,Vera Lúcia Reginapor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341988000500161Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-04-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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