Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Maria Dalva de Barros
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pelloso,Sandra Marisa, Valsecchi,Elizabeth A.S.S., Coimbra,Jorséli A.H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200012
Resumo: A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.
id USP-24_6e5e612f716c8151736e7bf53de19b07
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341999000200012
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospitalAnsiedadeEnsino-aprendizagemEstágio supervisionadoA primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200012Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62341999000200012info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Maria Dalva de BarrosPelloso,Sandra MarisaValsecchi,Elizabeth A.S.S.Coimbra,Jorséli A.H.por2010-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341999000200012Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-05T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
spellingShingle Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
Carvalho,Maria Dalva de Barros
Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
title_short Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_full Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_fullStr Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_full_unstemmed Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_sort Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
author Carvalho,Maria Dalva de Barros
author_facet Carvalho,Maria Dalva de Barros
Pelloso,Sandra Marisa
Valsecchi,Elizabeth A.S.S.
Coimbra,Jorséli A.H.
author_role author
author2 Pelloso,Sandra Marisa
Valsecchi,Elizabeth A.S.S.
Coimbra,Jorséli A.H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Maria Dalva de Barros
Pelloso,Sandra Marisa
Valsecchi,Elizabeth A.S.S.
Coimbra,Jorséli A.H.
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
topic Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
description A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936530262491136