Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Dalva de Barros
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pelloso, Sandra Marisa, Valsecchi, Elizabeth A.S.S., Coimbra, Jorséli A.H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101
Resumo: A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.
id USP-24_9e46112f653f494bb1a496ea6668c935
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41101
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospitalNursing students expectations regarding their inicial hospital trainingAnxietyTeaching-learningSupervised professional trainingAnsiedadeEnsino-aprendizagemEstágio supervisionadoA primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.The first experience in hospital training may create tensions and anxieties. These feelings interfere negatively in the teaching - learning process. The aim of this paper was to investigate the expectations of Nursing Fundamentals II students regarding their initial hospital training. Second-year students of the Nursing Course offered by Universidade Estadual de Maringá (state of Paraná, Brazil,) were chosen as subjects of this investigation. The students revealed a state of anxiety when confronting technical procedures, relationship with patients and evolution. By reflecting on these aspects instructor the may increase the teaching-learning efficiency and humanize the professional training.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4110110.1590/S0080-62341999000200012Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 200-206Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 200-206Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 200-2061980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101/44647http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Maria Dalva de BarrosPelloso, Sandra MarisaValsecchi, Elizabeth A.S.S.Coimbra, Jorséli A.H.2012-08-31T18:16:55Zoai:revistas.usp.br:article/41101Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
Nursing students expectations regarding their inicial hospital training
title Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
spellingShingle Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
Carvalho, Maria Dalva de Barros
Anxiety
Teaching-learning
Supervised professional training
Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
title_short Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_full Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_fullStr Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_full_unstemmed Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
title_sort Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital
author Carvalho, Maria Dalva de Barros
author_facet Carvalho, Maria Dalva de Barros
Pelloso, Sandra Marisa
Valsecchi, Elizabeth A.S.S.
Coimbra, Jorséli A.H.
author_role author
author2 Pelloso, Sandra Marisa
Valsecchi, Elizabeth A.S.S.
Coimbra, Jorséli A.H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Dalva de Barros
Pelloso, Sandra Marisa
Valsecchi, Elizabeth A.S.S.
Coimbra, Jorséli A.H.
dc.subject.por.fl_str_mv Anxiety
Teaching-learning
Supervised professional training
Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
topic Anxiety
Teaching-learning
Supervised professional training
Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
description A primeira vivência em estágio hospitalar pode gerar tensões e ansiedades. Esses sentimentos interferem negativamente no processo ensino - aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas dos alunos de Fundamentos de Enfermagens II acerca do primeiro estágio hospitalar. Foram sujeitos desta pesquisa alunos do 2º ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - PR. Os alunos revelaram, atitudes de ansiedade quanto a procedimentos técnicos, relacionamento com o paciente e avaliação. Ao refletir sobre esses aspectos, o docente pode favorecer a eficácia do ensino e a humanização na formação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101
10.1590/S0080-62341999000200012
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41101/44647
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 200-206
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 200-206
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 200-206
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730389622784