Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis,Aisllan Diego de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Priscila Patrícia da, Claudino,Talita Xavier, Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040
Resumo: Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.
id USP-24_776b77051780a90fb401d18a0fc5eec1
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000300040
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagemSaúde mentalCuidados de enfermagemServiços de Saúde MentalEducação em enfermagemProcessos grupaisAtualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000300040info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,Aisllan Diego deSilva,Priscila Patrícia daClaudino,Talita XavierOliveira,Alice Guimarães Bottaro depor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000300040Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-10-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
spellingShingle Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
Assis,Aisllan Diego de
Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
title_short Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_full Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_fullStr Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_sort Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
author Assis,Aisllan Diego de
author_facet Assis,Aisllan Diego de
Silva,Priscila Patrícia da
Claudino,Talita Xavier
Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de
author_role author
author2 Silva,Priscila Patrícia da
Claudino,Talita Xavier
Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis,Aisllan Diego de
Silva,Priscila Patrícia da
Claudino,Talita Xavier
Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
topic Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
description Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000300040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534034219008