Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040 |
Resumo: | Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem. |
id |
USP-24_776b77051780a90fb401d18a0fc5eec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342010000300040 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagemSaúde mentalCuidados de enfermagemServiços de Saúde MentalEducação em enfermagemProcessos grupaisAtualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000300040info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,Aisllan Diego deSilva,Priscila Patrícia daClaudino,Talita XavierOliveira,Alice Guimarães Bottaro depor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000300040Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-10-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem Assis,Aisllan Diego de Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
title_short |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_full |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_sort |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
author |
Assis,Aisllan Diego de |
author_facet |
Assis,Aisllan Diego de Silva,Priscila Patrícia da Claudino,Talita Xavier Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Priscila Patrícia da Claudino,Talita Xavier Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis,Aisllan Diego de Silva,Priscila Patrícia da Claudino,Talita Xavier Oliveira,Alice Guimarães Bottaro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
topic |
Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
description |
Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342010000300040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534034219008 |