Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liébana-Presa, Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernández-Martínez, Mª Elena, Gándara, África Ruiz, Muñoz-Villanueva, Mª Carmen, Vázquez-Casares, Ana María, Rodríguez-Borrego, Mª Aurora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488
Resumo: Objective: To determine the prevalence of psychological distress and its relationship with academic engagement (absorption, dedication and vigor), sex and degree among students from four public universities. Method: A non-experimental,comparative correlational, quantitative investigation without intervention. Study population: 1840 nursing and physical therapy students. The data collection tool used was a questionnaire. Results: A 32.2% prevalence of psychological distress was found in the subjects; a correlation between vigor and psychological distress was found for all of the subjects and also for women. High absorption and dedication scores and low psychological distress scores predicted higher vigor scores. Conclusion: The risk of psychological distress is high, especially for women. Women seem to have a higher level of psychological distress than men. Vigor, energy and mental resilience positively influence psychological distress and can be a vehicle for better results during the learning and studying process.






id USP-24_7e63ea9dfe3db19ee6269ea9f92c094b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88488
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement Malestar psicológico en estudiantes universitarios de ciencias de la salud y su relación con engagement académico Psychological distress in health sciences college students and its relationship with academic engagement Objective: To determine the prevalence of psychological distress and its relationship with academic engagement (absorption, dedication and vigor), sex and degree among students from four public universities. Method: A non-experimental,comparative correlational, quantitative investigation without intervention. Study population: 1840 nursing and physical therapy students. The data collection tool used was a questionnaire. Results: A 32.2% prevalence of psychological distress was found in the subjects; a correlation between vigor and psychological distress was found for all of the subjects and also for women. High absorption and dedication scores and low psychological distress scores predicted higher vigor scores. Conclusion: The risk of psychological distress is high, especially for women. Women seem to have a higher level of psychological distress than men. Vigor, energy and mental resilience positively influence psychological distress and can be a vehicle for better results during the learning and studying process.





 Objetivo: Determinar la prevalencia del malestar psicológico y su relación con el engagement académico (absorción, dedicación y vigor) y con variables sexo y titulación, de los estudiantes de cuatro universidades públicas. Método: Estudio comparativo correlacional, investigación cuantitativa sin intervención, no experimental. Población 1840 estudiantes de Enfermería y Fisioterapia. La herramienta de recogida de datos fue el cuestionario. Resultados: Prevalencia de malestar psicológico en el 32.2% de los sujetos; se hallaron correlaciones entre vigor y malestar psicológico para el conjunto de sujetos y para el grupo de las mujeres. Las puntuaciones altas en absorción y dedicación y bajas en malestar psicológico, predicen valoraciones más altas en vigor. Conclusión: El riesgo de malestar psicológico es alto, especialmente para las mujeres. Éstas se perciben con mayor malestar psicológico que los hombres. El vigor, energía y resistencia con los estudios, influye positivamente sobre el malestar psicológico y puede ser un vehículo para unos mejores resultados del aprendizaje.
 Objetivo: Determinar a prevalência do mal-estar psicológico e a sua relação com o engagement acadêmico (absorção, dedicação e vigor) e as variáveis ​​sexo e formação profissional em estudantes de quatro universidades públicas. Método: Investigação quantitativa sem intervenção, estudo não experimental e correlacional comparativo. A amostra foi constituída por 1.840 alunos de Enfermagem e Fisioterapia e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Resultados: A prevalência do mal-estar psicológico foi encontrada em 32,2% dos indivíduos; foram encontradas correlações entre vigor e mal-estar psicológico para o conjunto dos sujeitos, principalmente para o grupo das mulheres. A existência de escores elevados para dedicação e absorção, e baixos para mal-estar psicológico é preditora de pontuações mais elevadas em vigor. Conclusão: O risco de mal-estar psicológico é elevado, especialmente nas mulheres. Estas se percebem com maior mal-estar psicológico que os homens. O vigor, a energia e a resistência, aplicados na relação com os estudos influenciam positivamente o mal-estar psicológico e podem ser um veículo para melhores resultados de aprendizagem
.
 Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8848810.1590/S0080-623420140000400020Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 4 (2014); 715-722Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 4 (2014); 715-722Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 4 (2014); 715-7221980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspahttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488/91392https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488/91393http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLiébana-Presa, Cristina Fernández-Martínez, Mª Elena Gándara, África Ruiz Muñoz-Villanueva, Mª Carmen Vázquez-Casares, Ana María Rodríguez-Borrego, Mª Aurora 2014-12-05T18:28:33Zoai:revistas.usp.br:article/88488Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-12-05T18:28:33Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
Malestar psicológico en estudiantes universitarios de ciencias de la salud y su relación con engagement académico
Psychological distress in health sciences college students and its relationship with academic engagement
title Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
spellingShingle Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
Liébana-Presa, Cristina
title_short Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
title_full Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
title_fullStr Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
title_full_unstemmed Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
title_sort Mal-estar psicológico em estudantes universitários de ciências da saúde e sua relação com o Engagement
author Liébana-Presa, Cristina
author_facet Liébana-Presa, Cristina
Fernández-Martínez, Mª Elena
Gándara, África Ruiz
Muñoz-Villanueva, Mª Carmen
Vázquez-Casares, Ana María
Rodríguez-Borrego, Mª Aurora
author_role author
author2 Fernández-Martínez, Mª Elena
Gándara, África Ruiz
Muñoz-Villanueva, Mª Carmen
Vázquez-Casares, Ana María
Rodríguez-Borrego, Mª Aurora
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liébana-Presa, Cristina
Fernández-Martínez, Mª Elena
Gándara, África Ruiz
Muñoz-Villanueva, Mª Carmen
Vázquez-Casares, Ana María
Rodríguez-Borrego, Mª Aurora
description Objective: To determine the prevalence of psychological distress and its relationship with academic engagement (absorption, dedication and vigor), sex and degree among students from four public universities. Method: A non-experimental,comparative correlational, quantitative investigation without intervention. Study population: 1840 nursing and physical therapy students. The data collection tool used was a questionnaire. Results: A 32.2% prevalence of psychological distress was found in the subjects; a correlation between vigor and psychological distress was found for all of the subjects and also for women. High absorption and dedication scores and low psychological distress scores predicted higher vigor scores. Conclusion: The risk of psychological distress is high, especially for women. Women seem to have a higher level of psychological distress than men. Vigor, energy and mental resilience positively influence psychological distress and can be a vehicle for better results during the learning and studying process.






publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488
10.1590/S0080-623420140000400020
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000400020
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
language eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488/91392
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/88488/91393
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 4 (2014); 715-722
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 4 (2014); 715-722
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 4 (2014); 715-722
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737378381824