Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer,Zeyne Alves Pires
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Scherer,Edson Arthur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400029
Resumo: O presente estudo objetivou verificar, a partir da análise de narrativas de portfólios de estudantes, se os quatro pilares da educação foram contemplados na disciplina integralidade no cuidado à saúde do currículo integrado do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo documental, de 46 portfólios construídos na disciplina. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de avaliação contendo itens que contemplaram as dimensões cognitivas e afetivas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática utilizando os pilares da educação como categorias predefinidas. Os resultados indicam que os pilares da educação parecem ter sido contemplados na disciplina. Apesar dos achados deste estudo, não houve indícios de que as competências esperadas foram discutidas entre alunos e docentes, nos registros referentes aos momentos de avaliação de cada ciclo pedagógico da disciplina estudada.
id USP-24_8c0ff6f590acd0ed394620eff434760e
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342012000400029
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúdeEducação em enfermagemEducação superiorEstudantes de enfermagemCurrículoAssistência Integral à SaúdeO presente estudo objetivou verificar, a partir da análise de narrativas de portfólios de estudantes, se os quatro pilares da educação foram contemplados na disciplina integralidade no cuidado à saúde do currículo integrado do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo documental, de 46 portfólios construídos na disciplina. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de avaliação contendo itens que contemplaram as dimensões cognitivas e afetivas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática utilizando os pilares da educação como categorias predefinidas. Os resultados indicam que os pilares da educação parecem ter sido contemplados na disciplina. Apesar dos achados deste estudo, não houve indícios de que as competências esperadas foram discutidas entre alunos e docentes, nos registros referentes aos momentos de avaliação de cada ciclo pedagógico da disciplina estudada.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400029Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.4 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000400029info:eu-repo/semantics/openAccessScherer,Zeyne Alves PiresScherer,Edson Arthurpor2012-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000400029Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
title Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
spellingShingle Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
Scherer,Zeyne Alves Pires
Educação em enfermagem
Educação superior
Estudantes de enfermagem
Currículo
Assistência Integral à Saúde
title_short Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
title_full Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
title_fullStr Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
title_full_unstemmed Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
title_sort Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde
author Scherer,Zeyne Alves Pires
author_facet Scherer,Zeyne Alves Pires
Scherer,Edson Arthur
author_role author
author2 Scherer,Edson Arthur
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer,Zeyne Alves Pires
Scherer,Edson Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação superior
Estudantes de enfermagem
Currículo
Assistência Integral à Saúde
topic Educação em enfermagem
Educação superior
Estudantes de enfermagem
Currículo
Assistência Integral à Saúde
description O presente estudo objetivou verificar, a partir da análise de narrativas de portfólios de estudantes, se os quatro pilares da educação foram contemplados na disciplina integralidade no cuidado à saúde do currículo integrado do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo documental, de 46 portfólios construídos na disciplina. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de avaliação contendo itens que contemplaram as dimensões cognitivas e afetivas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática utilizando os pilares da educação como categorias predefinidas. Os resultados indicam que os pilares da educação parecem ter sido contemplados na disciplina. Apesar dos achados deste estudo, não houve indícios de que as competências esperadas foram discutidas entre alunos e docentes, nos registros referentes aos momentos de avaliação de cada ciclo pedagógico da disciplina estudada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000400029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.4 2012
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936535641686016