Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mira,Vera Lucia, Peduzzi,Marina, Ciampone,Maria Helena Trench, Melleiro,Marta Maria, Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da, Silva,Adriana Marques da, Soares,Jaqueline Maria de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600011
Resumo: Estudo exploratório-descrito cujos objetivos foram identificar, caracterizar e analisar as atividades educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de integralidade, trabalho em equipe e educação permanente. A coleta de dados ocorreu em três hospitais do Município de São Paulo, através de entrevista dirigida a informantes-chave, representantes de todas as categorias profissionais. As entrevistas foram gravadas e transcritas, as informações sistematizadas em categorias operacionais e armazenadas em banco de dados. Os resultados mostram que predominaram atividades educativas voltadas às ações de recuperação da saúde, com participação de profissionais de áreas específicas, revelando um distanciamento da concepção de integralidade e de trabalho em equipe. Concluiu-se que as ações de educação dos profissionais de saúde reiteram o modelo clínico de assistência individual, com fragmentação das ações. Recomenda-se que elas sejam repensadas como estratégia integradora de saberes, capazes de promover a integralidade na atenção hospitalar.
id USP-24_8d002c9a786cc1c6de4d5d252abb94c3
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000600011
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalaresEducação continuadaRecursos humanos em saúdeCapacitação em serviçoUnidades hospitalaresRecursos humanos em hospitalEstudo exploratório-descrito cujos objetivos foram identificar, caracterizar e analisar as atividades educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de integralidade, trabalho em equipe e educação permanente. A coleta de dados ocorreu em três hospitais do Município de São Paulo, através de entrevista dirigida a informantes-chave, representantes de todas as categorias profissionais. As entrevistas foram gravadas e transcritas, as informações sistematizadas em categorias operacionais e armazenadas em banco de dados. Os resultados mostram que predominaram atividades educativas voltadas às ações de recuperação da saúde, com participação de profissionais de áreas específicas, revelando um distanciamento da concepção de integralidade e de trabalho em equipe. Concluiu-se que as ações de educação dos profissionais de saúde reiteram o modelo clínico de assistência individual, com fragmentação das ações. Recomenda-se que elas sejam repensadas como estratégia integradora de saberes, capazes de promover a integralidade na atenção hospitalar.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600011Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe2 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000600011info:eu-repo/semantics/openAccessTronchin,Daisy Maria RizattoMira,Vera LuciaPeduzzi,MarinaCiampone,Maria Helena TrenchMelleiro,Marta MariaSilva,Jaqueline Alcântara Marcelino daSilva,Adriana Marques daSoares,Jaqueline Maria de Sousapor2010-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000600011Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-04-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
title Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
spellingShingle Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Educação continuada
Recursos humanos em saúde
Capacitação em serviço
Unidades hospitalares
Recursos humanos em hospital
title_short Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
title_full Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
title_fullStr Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
title_full_unstemmed Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
title_sort Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares
author Tronchin,Daisy Maria Rizatto
author_facet Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Mira,Vera Lucia
Peduzzi,Marina
Ciampone,Maria Helena Trench
Melleiro,Marta Maria
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Silva,Adriana Marques da
Soares,Jaqueline Maria de Sousa
author_role author
author2 Mira,Vera Lucia
Peduzzi,Marina
Ciampone,Maria Helena Trench
Melleiro,Marta Maria
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Silva,Adriana Marques da
Soares,Jaqueline Maria de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Mira,Vera Lucia
Peduzzi,Marina
Ciampone,Maria Helena Trench
Melleiro,Marta Maria
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Silva,Adriana Marques da
Soares,Jaqueline Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Recursos humanos em saúde
Capacitação em serviço
Unidades hospitalares
Recursos humanos em hospital
topic Educação continuada
Recursos humanos em saúde
Capacitação em serviço
Unidades hospitalares
Recursos humanos em hospital
description Estudo exploratório-descrito cujos objetivos foram identificar, caracterizar e analisar as atividades educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de integralidade, trabalho em equipe e educação permanente. A coleta de dados ocorreu em três hospitais do Município de São Paulo, através de entrevista dirigida a informantes-chave, representantes de todas as categorias profissionais. As entrevistas foram gravadas e transcritas, as informações sistematizadas em categorias operacionais e armazenadas em banco de dados. Os resultados mostram que predominaram atividades educativas voltadas às ações de recuperação da saúde, com participação de profissionais de áreas específicas, revelando um distanciamento da concepção de integralidade e de trabalho em equipe. Concluiu-se que as ações de educação dos profissionais de saúde reiteram o modelo clínico de assistência individual, com fragmentação das ações. Recomenda-se que elas sejam repensadas como estratégia integradora de saberes, capazes de promover a integralidade na atenção hospitalar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000600011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe2 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936533321187328