Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Edmara Bazoni Soares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro,Circéa Amália, Borba,Regina Issuzu Hirooka de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400007
Resumo: Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.
id USP-24_8d3d7c9b1a5d43d8b14ac74a4052b7f7
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000400007
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criançaJogos e brinquedosCriança hospitalizadaEnfermagem pediátricaEste estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400007Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Edmara Bazoni SoaresRibeiro,Circéa AmáliaBorba,Regina Issuzu Hirooka depor2011-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000400007Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-11-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
title Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
spellingShingle Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
Maia,Edmara Bazoni Soares
Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Enfermagem pediátrica
title_short Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
title_full Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
title_fullStr Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
title_full_unstemmed Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
title_sort Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança
author Maia,Edmara Bazoni Soares
author_facet Maia,Edmara Bazoni Soares
Ribeiro,Circéa Amália
Borba,Regina Issuzu Hirooka de
author_role author
author2 Ribeiro,Circéa Amália
Borba,Regina Issuzu Hirooka de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Edmara Bazoni Soares
Ribeiro,Circéa Amália
Borba,Regina Issuzu Hirooka de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Enfermagem pediátrica
topic Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Enfermagem pediátrica
description Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534501883904