Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100023 |
Resumo: | Um indicador de qualidade introduzido pela Organização Mundial da Saúde no campo da avaliação em saúde é a responsividade. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar um instrumento para avaliar a opinião do cliente sobre a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário público. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: construção do instrumento com base em levantamento bibliográfico, validação aparente, teste de aplicabilidade e teste piloto. O instrumento permite identificar as Expectativas e as Percepções do cliente, subdivididas em aspectos relacionados à Estrutura, Processo e Resultados, mensurados por meio da escala Likert com valores de 0 a 7. Com base nos resultados do teste piloto foi possível estabelecer uma indicação numérica da Taxa de Satisfação Relativa e do seu intervalo. O trabalho proporcionou a construção de uma escala de percentual de aceitabilidade para o intervalo, que pode indicar quanto o serviço de enfermagem responde às expectativas dos clientes. |
id |
USP-24_9428d05b7705f92138972cd75cff7ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342012000100023 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitárioServiços de enfermagemQualidade da assistência à saúdeIndicadores de qualidadeAvaliaçãoEstudos de validaçãoUm indicador de qualidade introduzido pela Organização Mundial da Saúde no campo da avaliação em saúde é a responsividade. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar um instrumento para avaliar a opinião do cliente sobre a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário público. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: construção do instrumento com base em levantamento bibliográfico, validação aparente, teste de aplicabilidade e teste piloto. O instrumento permite identificar as Expectativas e as Percepções do cliente, subdivididas em aspectos relacionados à Estrutura, Processo e Resultados, mensurados por meio da escala Likert com valores de 0 a 7. Com base nos resultados do teste piloto foi possível estabelecer uma indicação numérica da Taxa de Satisfação Relativa e do seu intervalo. O trabalho proporcionou a construção de uma escala de percentual de aceitabilidade para o intervalo, que pode indicar quanto o serviço de enfermagem responde às expectativas dos clientes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100023Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000100023info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Ana Vanessa DeffaccioVituri,Dagmar WillamowiusHaddad,Maria do Carmo LourençoVannuchi,Marli Terezinha OliveiraOliveira,William Tiago depor2012-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000100023Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-03-20T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
title |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
spellingShingle |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário Rodrigues,Ana Vanessa Deffaccio Serviços de enfermagem Qualidade da assistência à saúde Indicadores de qualidade Avaliação Estudos de validação |
title_short |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
title_full |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
title_fullStr |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
title_sort |
Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário |
author |
Rodrigues,Ana Vanessa Deffaccio |
author_facet |
Rodrigues,Ana Vanessa Deffaccio Vituri,Dagmar Willamowius Haddad,Maria do Carmo Lourenço Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Oliveira,William Tiago de |
author_role |
author |
author2 |
Vituri,Dagmar Willamowius Haddad,Maria do Carmo Lourenço Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Oliveira,William Tiago de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Ana Vanessa Deffaccio Vituri,Dagmar Willamowius Haddad,Maria do Carmo Lourenço Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Oliveira,William Tiago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de enfermagem Qualidade da assistência à saúde Indicadores de qualidade Avaliação Estudos de validação |
topic |
Serviços de enfermagem Qualidade da assistência à saúde Indicadores de qualidade Avaliação Estudos de validação |
description |
Um indicador de qualidade introduzido pela Organização Mundial da Saúde no campo da avaliação em saúde é a responsividade. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar um instrumento para avaliar a opinião do cliente sobre a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário público. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: construção do instrumento com base em levantamento bibliográfico, validação aparente, teste de aplicabilidade e teste piloto. O instrumento permite identificar as Expectativas e as Percepções do cliente, subdivididas em aspectos relacionados à Estrutura, Processo e Resultados, mensurados por meio da escala Likert com valores de 0 a 7. Com base nos resultados do teste piloto foi possível estabelecer uma indicação numérica da Taxa de Satisfação Relativa e do seu intervalo. O trabalho proporcionou a construção de uma escala de percentual de aceitabilidade para o intervalo, que pode indicar quanto o serviço de enfermagem responde às expectativas dos clientes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.1 2012 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936535236935680 |