Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874 |
Resumo: | A educação inclusiva tem por base atender os alunos sem distinção, proporcionando uma educação voltada a todos, de forma a identificar as necessidades educacionais de qualquer aluno. O presente estudo tem como objetivos verificar a ocorrência de deficiências; identificar os recursos pedagógicos que possibilitam a inclusão; conhecer as barreiras arquitetônicas, de comunicação, de atitudes e pedagógicas e que interferem no desempenho dos estudantes durante o curso e identificar as sugestões dos alunos para promover a inclusão. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados junto a estudantes de graduação em Enfermagem por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Dos respondentes, 66,3% apresentavam deficiência visual; 1,2%, deficiência auditiva e não houve relato de deficiência física. As barreiras arquitetônicas foram as mais citadas pelos estudantes participantes da pesquisa, seguidas das barreiras pedagógicas. |
id |
USP-24_95dbd099e9972cd61061206bf493573a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52874 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes Educación inclusiva en enfermería: análisis de necesidades de los estudiantes Inclusive education in nursing: analysis of students' needs EducationnursingDisabled personsspecialEducaciónEducación en enfermeríaPersonas con discapacidadEducación especialEducaçãoEducação em enfermagemPessoas com deficiênciasEducação especial A educação inclusiva tem por base atender os alunos sem distinção, proporcionando uma educação voltada a todos, de forma a identificar as necessidades educacionais de qualquer aluno. O presente estudo tem como objetivos verificar a ocorrência de deficiências; identificar os recursos pedagógicos que possibilitam a inclusão; conhecer as barreiras arquitetônicas, de comunicação, de atitudes e pedagógicas e que interferem no desempenho dos estudantes durante o curso e identificar as sugestões dos alunos para promover a inclusão. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados junto a estudantes de graduação em Enfermagem por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Dos respondentes, 66,3% apresentavam deficiência visual; 1,2%, deficiência auditiva e não houve relato de deficiência física. As barreiras arquitetônicas foram as mais citadas pelos estudantes participantes da pesquisa, seguidas das barreiras pedagógicas. La educación inclusiva tiene por base atender a los alumnos indistintamente, proporcionándoles una educación orientada a todos, de modo tal de identificar las necesidades educativas de cualquier alumno. El estudio tiene por objetivo verificar la presencia de deficiencias; identificar los recursos pedagógicos facilitadores de la inclusión; conocer las barreras arquitectónicas, de comunicación, pedagógicas y de actitud que interfieren en el desempeño de los estudiantes durante el curso e identificar las sugestiones de los alumnos para promover la inclusión. Estudio exploratorio, descriptivo, transversal, de abordaje cuantitativo. Datos recogidos a partir de estudiantes de grado en Enfermería, mediante aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas. De los participantes, 66,3% presentaban deficiencia visual; 1,2% deficiencia auditiva y no existió testimonio de deficiencias físicas. Las barreras arquitectónicas fueron las más citadas por los estudiantes participantes de la investigación, seguidas por las pedagógicas. Inclusive education is based on assisting all students alike, providing an education aimed at everyone equally in order to identify the particular educational needs of each student. The objectives of the present study were to identify the occurrence of disabilities, explore the learning resources that allow for inclusion; identify the architectural, communication, educational and attitudinal barriers that may affect students' performance; and discuss the students' suggestions of how to promote inclusion. This exploratory, descriptive, cross-sectional study was performed using a quantitative approach. Data collection was performed through interviewing undergraduate nursing students, using a questionnaire containing open- and closed-ended questions. It was found that 66.3% of students have a visual impairment and 1.2% reported having a hearing impairment, but no physical disability was reported. Architectural barriers were the most frequently mentioned by the interviewed students, followed by educational barriers. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5287410.1590/S0080-62342013000100029Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 229-234 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 229-234 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 229-234 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874/56799https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874/56800http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaro, Ana Cristina Mancussi eGusmai, Luana de Fátima2013-04-05T13:39:20Zoai:revistas.usp.br:article/52874Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:39:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes Educación inclusiva en enfermería: análisis de necesidades de los estudiantes Inclusive education in nursing: analysis of students' needs |
title |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
spellingShingle |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes Faro, Ana Cristina Mancussi e Education nursing Disabled persons special Educación Educación en enfermería Personas con discapacidad Educación especial Educação Educação em enfermagem Pessoas com deficiências Educação especial |
title_short |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
title_full |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
title_fullStr |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
title_sort |
Educação inclusiva em enfermagem: análise das necessidades de estudantes |
author |
Faro, Ana Cristina Mancussi e |
author_facet |
Faro, Ana Cristina Mancussi e Gusmai, Luana de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Gusmai, Luana de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faro, Ana Cristina Mancussi e Gusmai, Luana de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education nursing Disabled persons special Educación Educación en enfermería Personas con discapacidad Educación especial Educação Educação em enfermagem Pessoas com deficiências Educação especial |
topic |
Education nursing Disabled persons special Educación Educación en enfermería Personas con discapacidad Educación especial Educação Educação em enfermagem Pessoas com deficiências Educação especial |
description |
A educação inclusiva tem por base atender os alunos sem distinção, proporcionando uma educação voltada a todos, de forma a identificar as necessidades educacionais de qualquer aluno. O presente estudo tem como objetivos verificar a ocorrência de deficiências; identificar os recursos pedagógicos que possibilitam a inclusão; conhecer as barreiras arquitetônicas, de comunicação, de atitudes e pedagógicas e que interferem no desempenho dos estudantes durante o curso e identificar as sugestões dos alunos para promover a inclusão. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados junto a estudantes de graduação em Enfermagem por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Dos respondentes, 66,3% apresentavam deficiência visual; 1,2%, deficiência auditiva e não houve relato de deficiência física. As barreiras arquitetônicas foram as mais citadas pelos estudantes participantes da pesquisa, seguidas das barreiras pedagógicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874 10.1590/S0080-62342013000100029 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342013000100029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874/56799 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52874/56800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 229-234 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 229-234 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 229-234 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221735800274944 |