Qualidade assistencial na Divisão de Enfermagem Materno-Infantil de um Hospital Universitário na ótica de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yuri, Natalia Eiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
DOI: 10.1590/S0080-62342010000200013
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40544
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade assistencial na Divisão de Enfermagem Materno-Infantil do Hospital Universitário da USP, fundamentado no modelo Donabediano. Os dados foram obtidos em agosto de 2006, empregando-se um questionário, respondido por 55 sujeitos. A análise dos dados ocorreu segundo índices percentuais e testes específicos. O Alpha de Cronbach do instrumento foi 0,71, demonstrando confiabilidade. Na dimensão de estrutura, 98,2% dos enfermeiros consideraram adequado o local do carro de emergência e 63,6% apontaram dificuldades em participar das atividades educacionais. Em processo, 96,4% concordaram que o SAE é um instrumento de melhoria da qualidade, e 72,7% apontaram dificuldades na comunicação com os profissionais de saúde. Para resultado, 72,7% indicaram que a prescrição de enfermagem atende às necessidades dos usuários. A dimensão de estrutura obteve o pior escore, média de 38,5. Acredita-se que este estudo subsidie ações de melhoria da qualidade nas três dimensões, sobretudo, na de estrutura.
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O Alpha de Cronbach do instrumento foi 0,71, demonstrando confiabilidade. Na dimensão de estrutura, 98,2% dos enfermeiros consideraram adequado o local do carro de emergência e 63,6% apontaram dificuldades em participar das atividades educacionais. Em processo, 96,4% concordaram que o SAE é um instrumento de melhoria da qualidade, e 72,7% apontaram dificuldades na comunicação com os profissionais de saúde. Para resultado, 72,7% indicaram que a prescrição de enfermagem atende às necessidades dos usuários. A dimensão de estrutura obteve o pior escore, média de 38,5. Acredita-se que este estudo subsidie ações de melhoria da qualidade nas três dimensões, sobretudo, na de estrutura.El objetivo de este estudio fue examinar la calidad asistencial en la División de Enfermería Materno Infantil del Hospital Universitario de la USP de acuerdo con el modelo de Donabedian. Los datos fueron obtenidos en agosto de 2006, empleándose un cuestionario que fue respondido por 55 sujetos. El análisis de los datos se efectuó a través de índices porcentuales y tests específicos. El Alpha de Cronbach del instrumento fue de 0,71, lo que demuestra la fiabilidad del estudio. En la dimensión de estructura 98,2% de los enfermeros consideró adecuada la localización de la ambulancia de Emergencias, y 63,6% mencionaron tener dificultades para participar de las actividades educativas. En proceso, el 96,4% estuvo de acuerdo en que el SAE es una herramienta para el mejoramiento de la calidad y el 72,7% se refirió a las dificultades en la comunicación con los profesionales de la salud. Para el resultado, 72,7% indicó que las indicaciones de enfermería responden a las necesidades de los usuarios. La dimensión de la estructura obtuvo la peor puntuación, con un promedio de 38,5. Se cree que el estudio contribuya a trazar líneas de acción para el mejoramiento de calidad en las tres dimensiones estudiadas, particularmente en la estructura.The objective of the present study was to analyze the quality of health care at the Maternal-Child Division of a Hospital of University of São Paulo, based on the Donabedian model. Data collection was performed in August of the year 2006, using a questionnaire that was answered by 55 subjects. Data analysis was performed by means of percentage rates and specific tests. A Cronbach's Alpha of 0.71 was found for the instrument, thus showing reliability. As for structure, 98.2% of nurses considered the emergency car location appropriate, and 63.6% reported difficulties in participating in educational activities. As for process, 96.4% consider that the SAE is an instrument that improves quality, and 72.7% stated having communication difficulties with health care professionals. As for the results, 72.7% reported that the nursing prescription meets the users' needs. Structure was the aspect with the worst score, a mean of 38.5. This study supports actions to improve quality in the three domains, particularly structure.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4054410.1590/S0080-62342010000200013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 2 (2010); 331-338Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 2 (2010); 331-338Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 2 (2010); 331-3381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40544/43658https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40544/43659http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessYuri, Natalia EiroTronchin, Daisy Maria Rizatto2012-08-29T20:44:19Zoai:revistas.usp.br:article/40544Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:44:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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