Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendoza,Isabel Yovana Quispe
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peniche,Aparecida de Cássia Giani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400010
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo quase experimental aplicado em uma intervenção educativa de curta duração aos auxiliares de enfermagem do Centro Cirúrgico, cujos objetivos foram conhecer as características sociais e de formação dos auxiliares de enfermagem; identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia no auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa e relacionar as ações de enfermagem às variáveis estudadas. A intervenção educativa foi efetiva, uma vez que a diferença na média das ações de enfermagem foi de 5,35 após a intervenção educativa. Entretanto, não se verificou diferença significativa das ações de enfermagem quando relacionadas às variáveis estudadas. Recomenda-se realizar estudos sobre educação nos profissionais de Enfermagem, baseado na aprendizagem significativa nas diferentes unidades.
id USP-24_9a1c6e9092931529c3d7087dceaf5f42
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342012000400010
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgicoAuxiliares de EnfermagemAprendizagemHipotermiaEnfermagem perioperatóriaEste trabalho trata-se de um estudo quase experimental aplicado em uma intervenção educativa de curta duração aos auxiliares de enfermagem do Centro Cirúrgico, cujos objetivos foram conhecer as características sociais e de formação dos auxiliares de enfermagem; identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia no auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa e relacionar as ações de enfermagem às variáveis estudadas. A intervenção educativa foi efetiva, uma vez que a diferença na média das ações de enfermagem foi de 5,35 após a intervenção educativa. Entretanto, não se verificou diferença significativa das ações de enfermagem quando relacionadas às variáveis estudadas. Recomenda-se realizar estudos sobre educação nos profissionais de Enfermagem, baseado na aprendizagem significativa nas diferentes unidades.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.4 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000400010info:eu-repo/semantics/openAccessMendoza,Isabel Yovana QuispePeniche,Aparecida de Cássia Gianipor2012-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000400010Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
title Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
spellingShingle Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
Mendoza,Isabel Yovana Quispe
Auxiliares de Enfermagem
Aprendizagem
Hipotermia
Enfermagem perioperatória
title_short Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
title_full Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
title_fullStr Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
title_sort Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico
author Mendoza,Isabel Yovana Quispe
author_facet Mendoza,Isabel Yovana Quispe
Peniche,Aparecida de Cássia Giani
author_role author
author2 Peniche,Aparecida de Cássia Giani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendoza,Isabel Yovana Quispe
Peniche,Aparecida de Cássia Giani
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de Enfermagem
Aprendizagem
Hipotermia
Enfermagem perioperatória
topic Auxiliares de Enfermagem
Aprendizagem
Hipotermia
Enfermagem perioperatória
description Este trabalho trata-se de um estudo quase experimental aplicado em uma intervenção educativa de curta duração aos auxiliares de enfermagem do Centro Cirúrgico, cujos objetivos foram conhecer as características sociais e de formação dos auxiliares de enfermagem; identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia no auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa e relacionar as ações de enfermagem às variáveis estudadas. A intervenção educativa foi efetiva, uma vez que a diferença na média das ações de enfermagem foi de 5,35 após a intervenção educativa. Entretanto, não se verificou diferença significativa das ações de enfermagem quando relacionadas às variáveis estudadas. Recomenda-se realizar estudos sobre educação nos profissionais de Enfermagem, baseado na aprendizagem significativa nas diferentes unidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342012000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.4 2012
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936535364861952