The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Célia Maria Sivalli
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Soares, Cássia Baldini, Trapé, Carla Andréa, Silva, Bárbara Ribeiro Buffette, Silva, Tatiana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444
Resumo: Este estudo tomou como objeto a articulação teoria-prática da disciplina Fundamentos e Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva, do curso de graduação em enfermagem da EEUSP, e como objetivos: identificar a apreensão dos conceitos da disciplina e verificar sua aplicação nas práticas de enfermagem entre esses estudantes de graduação. Utilizou questionário com questões fechadas e abertas para apreensão empírica do objeto, através de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a dimensão teórica apenas em parte possibilitou sínteses capazes de fomentar práticas sociais coerentes com o arcabouço teórico-conceitual da Saúde Coletiva. Para superar essa dificuldade faz-se necessário explicitar as diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as práticas e que o educador direcione o educando para elaboração de sínteses, com a finalidade de formar enfermeiros comprometidos com a interpretação da saúde-doença como processo social e da saúde como direito social e, portanto, com a transformação das práticas reiterativas do modelo hegemônico.
id USP-24_9be7cc5a6e0b194bf118431a387d5614
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40444
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing CourseArticulación teoría-práctica y proceso enseñanza-aprendizaje en un Curso de Enfermería en Salud ColectivaArticulação teoria-prática e processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de Enfermagem em Saúde ColetivaTeachingNursingPublic health nursingEducation^i2^snursEnseñanzaEnfermeríaEnfermería en salud públicaEducación en enfermeríaEnsinoEnfermagemEnfermagem em saúde públicaEducação em enfermagemEste estudo tomou como objeto a articulação teoria-prática da disciplina Fundamentos e Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva, do curso de graduação em enfermagem da EEUSP, e como objetivos: identificar a apreensão dos conceitos da disciplina e verificar sua aplicação nas práticas de enfermagem entre esses estudantes de graduação. Utilizou questionário com questões fechadas e abertas para apreensão empírica do objeto, através de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a dimensão teórica apenas em parte possibilitou sínteses capazes de fomentar práticas sociais coerentes com o arcabouço teórico-conceitual da Saúde Coletiva. Para superar essa dificuldade faz-se necessário explicitar as diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as práticas e que o educador direcione o educando para elaboração de sínteses, com a finalidade de formar enfermeiros comprometidos com a interpretação da saúde-doença como processo social e da saúde como direito social e, portanto, com a transformação das práticas reiterativas do modelo hegemônico.Este estudio tuvo como objeto la articulación teoría-práctica del curso Fundamentos y Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva, para alumnos de graduación de la Escuela de Enfermería de la Universidad de Sao Paulo. Se buscó identificar la aprehensión de los conceptos del curso y evaluar su aplicación en las prácticas de enfermería. Se utilizó un cuestionario para aprehender empíricamente el objeto. Las informaciones fueron analizadas con análisis de contenido. Resultados: la dimensión teórica, apenas en parte, posibilitó una síntesis capaz de fomentar prácticas sociales coherentes con la estructura teórica-conceptual de Salud Colectiva. Para superar esa dificultad es necesario explicar los diferentes enfoques teórico-metodológicos que fundamentan las prácticas y que el educador conduzca al educando en la elaboración de síntesis. De esta manera, formar enfermeros comprometidos con la interpretación de salud-enfermedad como proceso social, con la salud como derecho social y con la transformación de las prácticas reiterativas del modelo hegemónico.This study focused on the relationship theory-practice of the discipline Fundamentals and Practices of Collective Health Nursing, offered to undergraduate students of the Nursing School, University of São Paulo, Brazil. The objectives were: to identify and understand the concepts studied in the discipline and to identify its application in nursing practices among these students Data were collected using a questionnaire and analyzed by content analysis. Results: theoretical dimension only partly allowed students to make syntheses potent to develop social practices consistent with the conceptual framework of Collective Health. To overcome this difficulty - and prepare nurses committed to the interpretation of health and disease as a social process and health as social right and, therefore, the transformation of reiterative practices of the hegemonic model -, it is necessary to clarify the different theoretical and methodological approaches underpinning the practices, having teachers directing students to articulate theory and practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4044410.1590/S0080-62342009000600014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1226-1231Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1226-1231Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1226-12311980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444/43456https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444/43457http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Célia Maria SivalliSoares, Cássia BaldiniTrapé, Carla AndréaSilva, Bárbara Ribeiro BuffetteSilva, Tatiana Cristina2012-08-29T20:29:13Zoai:revistas.usp.br:article/40444Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:29:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
Articulación teoría-práctica y proceso enseñanza-aprendizaje en un Curso de Enfermería en Salud Colectiva
Articulação teoria-prática e processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva
title The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
spellingShingle The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
Campos, Célia Maria Sivalli
Teaching
Nursing
Public health nursing
Education^i2^snurs
Enseñanza
Enfermería
Enfermería en salud pública
Educación en enfermería
Ensino
Enfermagem
Enfermagem em saúde pública
Educação em enfermagem
title_short The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
title_full The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
title_fullStr The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
title_full_unstemmed The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
title_sort The relationship theory- practice and the teaching-learning process in a Collective Health Nursing Course
author Campos, Célia Maria Sivalli
author_facet Campos, Célia Maria Sivalli
Soares, Cássia Baldini
Trapé, Carla Andréa
Silva, Bárbara Ribeiro Buffette
Silva, Tatiana Cristina
author_role author
author2 Soares, Cássia Baldini
Trapé, Carla Andréa
Silva, Bárbara Ribeiro Buffette
Silva, Tatiana Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Célia Maria Sivalli
Soares, Cássia Baldini
Trapé, Carla Andréa
Silva, Bárbara Ribeiro Buffette
Silva, Tatiana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Nursing
Public health nursing
Education^i2^snurs
Enseñanza
Enfermería
Enfermería en salud pública
Educación en enfermería
Ensino
Enfermagem
Enfermagem em saúde pública
Educação em enfermagem
topic Teaching
Nursing
Public health nursing
Education^i2^snurs
Enseñanza
Enfermería
Enfermería en salud pública
Educación en enfermería
Ensino
Enfermagem
Enfermagem em saúde pública
Educação em enfermagem
description Este estudo tomou como objeto a articulação teoria-prática da disciplina Fundamentos e Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva, do curso de graduação em enfermagem da EEUSP, e como objetivos: identificar a apreensão dos conceitos da disciplina e verificar sua aplicação nas práticas de enfermagem entre esses estudantes de graduação. Utilizou questionário com questões fechadas e abertas para apreensão empírica do objeto, através de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a dimensão teórica apenas em parte possibilitou sínteses capazes de fomentar práticas sociais coerentes com o arcabouço teórico-conceitual da Saúde Coletiva. Para superar essa dificuldade faz-se necessário explicitar as diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as práticas e que o educador direcione o educando para elaboração de sínteses, com a finalidade de formar enfermeiros comprometidos com a interpretação da saúde-doença como processo social e da saúde como direito social e, portanto, com a transformação das práticas reiterativas do modelo hegemônico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444
10.1590/S0080-62342009000600014
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000600014
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444/43456
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40444/43457
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1226-1231
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1226-1231
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1226-1231
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221725666836480