Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40455 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições. |
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Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docentePlacer y sufrimiento en el trabajo del enfermero docentePleasure and suffering in the work process of the faculty nursingDocentesDocente de EnfermagemEnsinoEducação em enfermagemFacultyFaculty^i2^sNursTeachingEducation^i2^snursDocentesDocente de EnfermeríaEnseñanzaEducación en enfermeríaTrata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições.This is an exploratory and descriptive qualitative approach, which includes feelings that go through the work process of nurses in three private universities in the city of São Paulo, revealing rich experiences of know-how meanings in the teaching practice. Thus, this research aims to identify the causes of pleasure and suffering in the work of the faculty nursing, and analyze then according to Christophe Dejours' theory, pointing the importance of psychosocial factors in relation to the studied object. The results of the research point to the ambiguous relationships present in the work process of facultys, expressing pleasure and suffering resulting from the practice and showing the conditions and organization of work as elements that enhance these feelings in the daily work of nurses in these institutions.Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, que comprende los sentimientos que pasan por el proceso de trabajo del enfermero en tres universidades privadas de la ciudad de São Paulo, mostrando experiencias ricas de significados del saber hacer de la práctica docente. Así, el presente estudio tiene como objetivo identificar los aspectos generadores de placer y de sufrimiento en el proceso de trabajo del enfermero docente, analizados según el referencial teórico de Christophe Dejours, señalando la importancia de factores psicosociales en relación con el objeto de estudio. Los resultados de la investigación apuntan para las relaciones ambiguas presentes en el proceso de trabajo de los docentes, expresando sentimientos de placer y sufrimiento derivados de esa práctica y evidenciando las condiciones y la organización del trabajo como elementos que pueden potenciar estos sentimientos en el cotidiano del trabajo enfermero en estas instituciones.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4045510.1590/S0080-62342009000600025Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1292-1296Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1292-1296Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1292-12961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40455/43478https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40455/43479http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Elaine MariaFernandes, Maria de Fátima PradoPrado, CláudiaBaptista, Patricia Campos PavanFreitas, Genival Fernandes deBonini, Bárbara Barrionuevo2012-08-29T20:30:14Zoai:revistas.usp.br:article/40455Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:30:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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