Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285 |
Resumo: | Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame. |
id |
USP-24_9cce95c5d399a3e15c2699260ffec325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342014000200285 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDSHealth educationEducational technologySelf-examinationHIVEye healthNursingObjetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285Revista da Escola de Enfermagem da USP v.48 n.2 2014reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-6234201400002000013info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Alzete dePagliuca,Lorita Marlena FreitagNascimento,Jennara Candido doCaetano,Joselany Áfioeng2014-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342014000200285Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-10-14T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
title |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
spellingShingle |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS Lima,Maria Alzete de Health education Educational technology Self-examination HIV Eye health Nursing |
title_short |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
title_full |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
title_fullStr |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
title_full_unstemmed |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
title_sort |
Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS |
author |
Lima,Maria Alzete de |
author_facet |
Lima,Maria Alzete de Pagliuca,Lorita Marlena Freitag Nascimento,Jennara Candido do Caetano,Joselany Áfio |
author_role |
author |
author2 |
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag Nascimento,Jennara Candido do Caetano,Joselany Áfio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Maria Alzete de Pagliuca,Lorita Marlena Freitag Nascimento,Jennara Candido do Caetano,Joselany Áfio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Health education Educational technology Self-examination HIV Eye health Nursing |
topic |
Health education Educational technology Self-examination HIV Eye health Nursing |
description |
Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.
|
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-6234201400002000013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.48 n.2 2014 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936536864325632 |