Evaluation of the self-eye examination method for health promotion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Alzete de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Jennara Candido do, Silva, Abel Brasil Ramos da, Barros, Lívia Moreira, Pagliuca, Lorita Marlena Freitag, Caetano, Joselany Áfio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107
Resumo: Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame.
id USP-24_85a0676268bcba288eff5b5d94348866
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148107
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Evaluation of the self-eye examination method for health promotionEvaluación del método de autoexamen ocular para promoción de la saludAvaliação do método de autoexame ocular para a promoção da saúdeOlhosSaúde OcularAutoexameEducação em SaúdeEnfermagem em Saúde PúblicaOjoSalud OcularAutoexamenEducación en SaludEnfermería en Salud PúblicaEyeEye HealthSelf-ExaminationHealth EducationPublic Health Nursing Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame. Objective To evaluate the self-eye examination practice as a tool to promote the ocular self-evaluation. Method Quasi-experimental study developed in a university of Piauí with sample of 324 students between January and May 2014. A team of thirteen researchers made observations during the self-examination followed by an ocular screening. Results There was no agreement on the hypothesis of defense that the ocular exam could help to observe the eyes health, p-value>;0.3. However, the exam was considered as easy to accomplish (99.7%) and that not only the physician can perform the eye exam (99.4%). The awareness about eye care is identified as the main purpose of this booklet (97.6%), (χ2= 186.01; p=0.001). The results highlight the booklet can be used in the teaching process of self-eye examination (84.6%). Although the defense that its fulfilment can replace the consultation with the ophthalmologist (23.8%%) cannot be accepted (χ2= 46.34), the self-exam must be done routinely (82.4%). Conclusion The results prove that the learning through virtual booklet is possible and supports self-care with the eyes by performing the self-exam. Objetivo Evaluar la práctica del autoexamen como herramienta para promocionar la autoevaluación ocular. Método Estudio cuasi-experimental, desarrollado en una universidad de Piauí, con una muestra de 324 estudiantes, entre enero y mayo de 2014, por un equipo de trece investigadores, quienes hicieron observaciones durante el autoexamen seguido de un cribado ocular. Resultados No hubo concordancia acerca del supuesto de que el examen ocular podría ayudar a observar la salud ocular (valor-p >;; 0,3). Sin embargo, se consideró como de fácil realización (99,7%) y que no solo el médico puede llevar a cabo el examen ocular (99,4%). Se identifica la concienciación acerca del cuidado ocular como la razón principal para el empleo de la cartilla (97,6%), (χ2 = 186,01; p =0,001). El resultado subraya que el método educativo se puede utilizar en el proceso de enseñanza del autoexamen ocular (84,6%). Aunque la realización del autoexamen no pueda reemplazar la consulta con el oftalmólogo (23,8%), (χ2= 46,34), se debe hacerlo de rutina (82,4%). Conclusión Los resultados comprueban que el aprendizaje mediante una cartilla virtual es posible, sosteniendo el autocuidado con los ojos mediante la realización del autoexamen.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14810710.1590/s1980-220x2017003803340Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03340Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e033401980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107/141711http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Alzete deNascimento, Jennara Candido doSilva, Abel Brasil Ramos daBarros, Lívia MoreiraPagliuca, Lorita Marlena FreitagCaetano, Joselany Áfio2019-02-18T19:08:40Zoai:revistas.usp.br:article/148107Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-02-18T19:08:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
Evaluación del método de autoexamen ocular para promoción de la salud
Avaliação do método de autoexame ocular para a promoção da saúde
title Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
spellingShingle Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
Lima, Maria Alzete de
Olhos
Saúde Ocular
Autoexame
Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Ojo
Salud Ocular
Autoexamen
Educación en Salud
Enfermería en Salud Pública
Eye
Eye Health
Self-Examination
Health Education
Public Health Nursing
title_short Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
title_full Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
title_fullStr Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
title_full_unstemmed Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
title_sort Evaluation of the self-eye examination method for health promotion
author Lima, Maria Alzete de
author_facet Lima, Maria Alzete de
Nascimento, Jennara Candido do
Silva, Abel Brasil Ramos da
Barros, Lívia Moreira
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Caetano, Joselany Áfio
author_role author
author2 Nascimento, Jennara Candido do
Silva, Abel Brasil Ramos da
Barros, Lívia Moreira
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Caetano, Joselany Áfio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Alzete de
Nascimento, Jennara Candido do
Silva, Abel Brasil Ramos da
Barros, Lívia Moreira
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Caetano, Joselany Áfio
dc.subject.por.fl_str_mv Olhos
Saúde Ocular
Autoexame
Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Ojo
Salud Ocular
Autoexamen
Educación en Salud
Enfermería en Salud Pública
Eye
Eye Health
Self-Examination
Health Education
Public Health Nursing
topic Olhos
Saúde Ocular
Autoexame
Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Ojo
Salud Ocular
Autoexamen
Educación en Salud
Enfermería en Salud Pública
Eye
Eye Health
Self-Examination
Health Education
Public Health Nursing
description Objetivo Avaliar a prática do autoexame como uma ferramenta para promover a autoavaliação ocular. Método Estudo quase-experimental, desenvolvido em uma universidade do Piauí, com uma amostra de 324 estudantes, entre janeiro e maio de 2014, por uma equipe de 13 pesquisadores, os quais fizeram observações durante o autoexame seguido de uma triagem ocular. Resultados Não houve concordância sobre a hipótese de que o exame ocular poderia ajudar a observar a saúde do olho (p-valor>; 0,3), no entanto, foi considerado de fácil realização (99,7%), e que não só o médico pode realizá-lo (99,4%). A conscientização do cuidado com os olhos é identificada como o principal objetivo do uso da cartilha (97,6%), (χ2 = 186,01; p = 0,001). O resultado destaca que o material educativo pode ser utilizado no processo de ensino do autoexame ocular (84,6%). Embora a realização do autoexame não possa substituir a consulta com o oftalmologista (23,8%), (χ2 = 46,34), ele deve ser feito rotineiramente (82,4%). Conclusão Os resultados comprovam que o aprendizado por meio de uma cartilha virtual é possível, apoiando o autocuidado com os olhos através da realização do autoexame.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107
10.1590/s1980-220x2017003803340
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2017003803340
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/148107/141711
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03340
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03340
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221744236068864