Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41721 |
Resumo: | Estudo crítico-reflexivo com intenções de analisar o diálogo como pressuposto na Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Realizado em 2005, baseando-se em duas dissertações de mestrado, nele adotamos o Modelo de Análise Meleis, no âmbito da descrição da teoria, detendo-nos na unidade de análise denominada de pressupostos da teoria. Percebemos a busca e a construção do diálogo de forma clara nas fases do processo metodológico da teoria: Preparação para vir a conhecer, Conhecendo o outro intuitivamente, Conhecendo o outro cientificamente, Síntese complementar do conhecimento dos outros e Sucessão do Nós para o único paradoxal. O pressuposto de diálogo foi trazido de maneira explícita na teoria, respaldado nas bases filosóficas do existencialismo, humanismo e fenomenologia. Comportou-se distintamente em cada experiência, apesar dos aspectos comuns, como ter sido vivido com recém-nascidos e em uma mesma instituição. |
id |
USP-24_9dcef7d98f588bef4f932d8bbcf11302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41721 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newbornDiálogo como pressuposto na teoria humanística de enfermagem: relação mãe-enfermeira-recém nascidoDiálogo como premisa en la teoría humanística de enfermería: relación madre-enfermera-recién nacidoNursingNursing theoryInfantnewbornEnfermeríaTeoria de enfermeríaRecién nacidoEnfermagemTeoria de enfermagemRecém-nascidoEstudo crítico-reflexivo com intenções de analisar o diálogo como pressuposto na Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Realizado em 2005, baseando-se em duas dissertações de mestrado, nele adotamos o Modelo de Análise Meleis, no âmbito da descrição da teoria, detendo-nos na unidade de análise denominada de pressupostos da teoria. Percebemos a busca e a construção do diálogo de forma clara nas fases do processo metodológico da teoria: Preparação para vir a conhecer, Conhecendo o outro intuitivamente, Conhecendo o outro cientificamente, Síntese complementar do conhecimento dos outros e Sucessão do Nós para o único paradoxal. O pressuposto de diálogo foi trazido de maneira explícita na teoria, respaldado nas bases filosóficas do existencialismo, humanismo e fenomenologia. Comportou-se distintamente em cada experiência, apesar dos aspectos comuns, como ter sido vivido com recém-nascidos e em uma mesma instituição.Estudio crítico-reflexivo dirigido al análisis del diálogo como premisa en la Teoria Humanística de Paterson y Zderad. Este estudio fue realizado en el 2005, a partir de dos tesis de maestría, en el cual adoptamos el Modelo de Análisis Meleis, en el ámbito de la descripción de la teoría, restringiéndonos a la unidad de análisis denominada premisas de la teoría. Percibimos la búsqueda y la construcción del diálogo de forma clara en las fases del proceso metodológico de la teoría: Preparación para llegar a conocer, Conociendo al otro intuitivamente, Conociendo al otro científicamente, Síntesis complementaria del conocimiento de los otros y, Sucesión del Nosotros para el único paradójico. La premisa de diálogo fue resaltado de manera explícita en la teoría, respaldado en las bases filosóficas del existencialismo, el humanismo y la fenomenología. Se comportó de manera diferente en cada experiencia, a pesar de los aspectos comunes, como haber vivido con recién nacidos y en una misma instituciónThis is a critical-reflective study carried out in 2005 aiming at analyzing dialogue as a presupposition in Peterson and Zderad's Humanistic Theory. Using as a starting point two Master's degree theses, the authors adopted the Meleis Model of Analysis, in the scope of theory description, focusing on the unit of analysis named theory presuppositions. The authors clearly perceive the quest for and the construction of the dialogue in the stages of the theory's methodological process: Preparation in order to get to know, Knowing the other intuitively, Knowing the other scientifically, Complementary synthesis of the others' knowledge, Succession within the nurse from the many to the paradoxical one. The presupposition of dialogue was brought up in an explicit manner in the theory, grounded on the philosophical bases of existentialism, humanism, and phenomenology. There was a distinct behavior in each experience, in spite of the common aspects, such as having been experienced with neonates and in the same institution.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4172110.1590/S0080-62342008000100023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 1 (2008); 173-180Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 1 (2008); 173-180Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 1 (2008); 173-1801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41721/45334http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLúcio, Ingrid Martins LeitePagliuca, Lorita Marlena FreitagCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão2012-09-03T17:43:07Zoai:revistas.usp.br:article/41721Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:43:07Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn Diálogo como pressuposto na teoria humanística de enfermagem: relação mãe-enfermeira-recém nascido Diálogo como premisa en la teoría humanística de enfermería: relación madre-enfermera-recién nacido |
title |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
spellingShingle |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn Lúcio, Ingrid Martins Leite Nursing Nursing theory Infant newborn Enfermería Teoria de enfermería Recién nacido Enfermagem Teoria de enfermagem Recém-nascido |
title_short |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
title_full |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
title_fullStr |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
title_full_unstemmed |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
title_sort |
Dialogue as a pressuposition in the humanistic nursing theory: relationship mother-nurse-newborn |
author |
Lúcio, Ingrid Martins Leite |
author_facet |
Lúcio, Ingrid Martins Leite Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
author_role |
author |
author2 |
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lúcio, Ingrid Martins Leite Pagliuca, Lorita Marlena Freitag Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Nursing theory Infant newborn Enfermería Teoria de enfermería Recién nacido Enfermagem Teoria de enfermagem Recém-nascido |
topic |
Nursing Nursing theory Infant newborn Enfermería Teoria de enfermería Recién nacido Enfermagem Teoria de enfermagem Recém-nascido |
description |
Estudo crítico-reflexivo com intenções de analisar o diálogo como pressuposto na Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Realizado em 2005, baseando-se em duas dissertações de mestrado, nele adotamos o Modelo de Análise Meleis, no âmbito da descrição da teoria, detendo-nos na unidade de análise denominada de pressupostos da teoria. Percebemos a busca e a construção do diálogo de forma clara nas fases do processo metodológico da teoria: Preparação para vir a conhecer, Conhecendo o outro intuitivamente, Conhecendo o outro cientificamente, Síntese complementar do conhecimento dos outros e Sucessão do Nós para o único paradoxal. O pressuposto de diálogo foi trazido de maneira explícita na teoria, respaldado nas bases filosóficas do existencialismo, humanismo e fenomenologia. Comportou-se distintamente em cada experiência, apesar dos aspectos comuns, como ter sido vivido com recém-nascidos e em uma mesma instituição. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41721 10.1590/S0080-62342008000100023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41721 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41721/45334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 1 (2008); 173-180 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 1 (2008); 173-180 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 1 (2008); 173-180 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221734092144640 |