Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030 |
Resumo: | Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem. |
id |
USP-24_ad245a5b53b1a109daafe8655a18bf64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000100030 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demoraCateterismo urinárioEducação em enfermagemInformática em enfermagemTecnologia educacionalTratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000100030info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Ana Carolina CristinoFerreira,Andréia de AndradeFernandes,Jussara Alaíde LeiteMorita,Ana Beatriz Pinto da SilvaPoveda,Vanessa de BritoSouza,Adriano José Sorbile depor2011-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000100030Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-03-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
title |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
spellingShingle |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora Lopes,Ana Carolina Cristino Cateterismo urinário Educação em enfermagem Informática em enfermagem Tecnologia educacional |
title_short |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
title_full |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
title_fullStr |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
title_full_unstemmed |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
title_sort |
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora |
author |
Lopes,Ana Carolina Cristino |
author_facet |
Lopes,Ana Carolina Cristino Ferreira,Andréia de Andrade Fernandes,Jussara Alaíde Leite Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva Poveda,Vanessa de Brito Souza,Adriano José Sorbile de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Andréia de Andrade Fernandes,Jussara Alaíde Leite Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva Poveda,Vanessa de Brito Souza,Adriano José Sorbile de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes,Ana Carolina Cristino Ferreira,Andréia de Andrade Fernandes,Jussara Alaíde Leite Morita,Ana Beatriz Pinto da Silva Poveda,Vanessa de Brito Souza,Adriano José Sorbile de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cateterismo urinário Educação em enfermagem Informática em enfermagem Tecnologia educacional |
topic |
Cateterismo urinário Educação em enfermagem Informática em enfermagem Tecnologia educacional |
description |
Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000100030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534138028032 |