Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Cássia Baldini
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Reale,Diva, Brites,Cristina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000300014
Resumo: Este estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.
id USP-24_b80c1141dc9bcbb687373b37e16901c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342000000300014
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúdeAvaliação de programasAvaliação educacionalTreinamentoEste estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000300014Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.3 2000reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342000000300014info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Cássia BaldiniReale,DivaBrites,Cristina Mariapor2009-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342000000300014Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-01-06T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
spellingShingle Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
Soares,Cássia Baldini
Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
title_short Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_full Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_fullStr Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_full_unstemmed Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_sort Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
author Soares,Cássia Baldini
author_facet Soares,Cássia Baldini
Reale,Diva
Brites,Cristina Maria
author_role author
author2 Reale,Diva
Brites,Cristina Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Cássia Baldini
Reale,Diva
Brites,Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
topic Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
description Este estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342000000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342000000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.34 n.3 2000
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936530586501120