O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136596 |
Resumo: | Investigação a respeito da percepção e conhecimento dos alunos de Graduação em Enfermagem sobre a pesquisa científica e o seu uso. A Metodologia é qualitativa-análise de conteúdo. O universo e uma escola de enfermagem pública do Rio de Janeiro, a amostra são 36 alunos e o instrumento é um Roteiro com 6 questões. Os alunos tem conhecimento relativo a pesquisa científica adquirido no decorrer da graduação, mas principalmente a partir do 6º período. Acham o método científico importante para seu desenvolvimento. Escolhem a disciplina Introdução a Pesquisa para aprender, para elaborar monografias, crescimento profissional e para cumprir créditos. |
id |
USP-24_bc90d705dc34f4ec849f23028db5e40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136596 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICAThe Graduation students and the scientific researchResearchNursingGraduation studentsPesquisaEnfermagemAlunos de GraduaçãoInvestigação a respeito da percepção e conhecimento dos alunos de Graduação em Enfermagem sobre a pesquisa científica e o seu uso. A Metodologia é qualitativa-análise de conteúdo. O universo e uma escola de enfermagem pública do Rio de Janeiro, a amostra são 36 alunos e o instrumento é um Roteiro com 6 questões. Os alunos tem conhecimento relativo a pesquisa científica adquirido no decorrer da graduação, mas principalmente a partir do 6º período. Acham o método científico importante para seu desenvolvimento. Escolhem a disciplina Introdução a Pesquisa para aprender, para elaborar monografias, crescimento profissional e para cumprir créditos.Investigation about the perception and knowledge of the nursing graduation students with respect to scientific research and its use. The method is qualitative -analysis of the contents. The environment is a public nursing school in Rio de Janeiro, the sample consists of 36 students and the tool is a list of 6 questions. The students have a relative scientific research knowledge absorbed along the graduation, mainly from 6th period. They think that the scientific method is important to their development. They choose Research Introduction course as a manner of learning, to develop monographs, to increase their professional skill and to get credits.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1993-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13659610.1590/0080-6234199302700200281Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 27 n. 2 (1993); 281-295Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 No. 2 (1993); 281-295Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 Núm. 2 (1993); 281-2951980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136596/132348http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Marta Itayra Coelho de SouzaCarvalho, Maria Teresa Coimbra de2017-08-11T14:33:51Zoai:revistas.usp.br:article/136596Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:33:51Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA The Graduation students and the scientific research |
title |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
spellingShingle |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA Padilha, Marta Itayra Coelho de Souza Research Nursing Graduation students Pesquisa Enfermagem Alunos de Graduação |
title_short |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
title_full |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
title_fullStr |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
title_sort |
O ALUNO DE GRADUAÇÃO E A PESQUISA CIENTÍFICA |
author |
Padilha, Marta Itayra Coelho de Souza |
author_facet |
Padilha, Marta Itayra Coelho de Souza Carvalho, Maria Teresa Coimbra de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Teresa Coimbra de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Marta Itayra Coelho de Souza Carvalho, Maria Teresa Coimbra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Research Nursing Graduation students Pesquisa Enfermagem Alunos de Graduação |
topic |
Research Nursing Graduation students Pesquisa Enfermagem Alunos de Graduação |
description |
Investigação a respeito da percepção e conhecimento dos alunos de Graduação em Enfermagem sobre a pesquisa científica e o seu uso. A Metodologia é qualitativa-análise de conteúdo. O universo e uma escola de enfermagem pública do Rio de Janeiro, a amostra são 36 alunos e o instrumento é um Roteiro com 6 questões. Os alunos tem conhecimento relativo a pesquisa científica adquirido no decorrer da graduação, mas principalmente a partir do 6º período. Acham o método científico importante para seu desenvolvimento. Escolhem a disciplina Introdução a Pesquisa para aprender, para elaborar monografias, crescimento profissional e para cumprir créditos. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136596 10.1590/0080-6234199302700200281 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136596 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-6234199302700200281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136596/132348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 27 n. 2 (1993); 281-295 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 No. 2 (1993); 281-295 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 Núm. 2 (1993); 281-295 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221742995603456 |