Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados. |
id |
USP-24_d8bdc8c476474d20fedd8072515546e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40773 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child careComprendiendo la sensibilización del enfermero para el uso del juguete terapéutico en la práctica de atención al niñoCompreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criançaJuego e implementos de juegoNiño hospitalizadoEnfermería pediátricaJogos e brinquedosCriança hospitalizadaEnfermagem pediátricaPlay and playthingsChildhospitalizedPediatric nursingEste estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.The objective of this study was to understand how nurses become aware of the use of therapeutic play as a nursing intervention instrument. Symbolic Interactionism was the theoretical framework and Interpretive Interactionism was used as the methodological framework. Participants were seven nurses working at hospitals and outpatient pediatric units who used the therapeutic play in their practice. Four representative themes emerged: Expanding the way he/she sees the child; Becoming fascinated with a new possibility to provide care; Noticing his/her revalidated action; and Committing himself/herself to the theme development. Such themes revealed that when nurses become acquainted with therapeutic play and use it in his/her practice, they begin on a journey that allows him/her to recognize the benefits of this intervention. By doing so, nurses revalidate their actions more and more, thus valuing play as a nursing intervention tool. The authors believe that teaching about therapeutic play and integrating it to nurses' daily practice are challenges yet to be overcome.Este estudio objetivó comprender cómo se produce la sensibilización del enfermero para el uso del juguete terapéutico como instrumento de intervención de enfermería. El referencial teórico fue el Interaccionismo Simbólico, y el metodológico el Interaccionismo Interpretativo. Participaron siete enfermeras que actuaban en unidades pediátricas hospitalarias y ambulatorias, incluyendo el juguete terapéutico en su práctica. Emergieron cuatro temas representativos: Ampliando su mirada al niño como persona, Encantándose con una nueva posibilidad de cuidar, Percibiendo su acción revalidada y Comprometiéndose con el desarrollo de la temática. Estos revelaron que al conocer el juguete terapéutico y utilizarlo en la atención, la enfermera inicia un camino en el que constata los beneficios de tal intervención, lo que revalida cada vez más su acción, pasando a valorizarlo como instrumento de intervención de enfermería. Los autores consideran que enseñar sobre el juguete e integrarlo a la atención son desafíos que aún necesitan ser superados.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4077310.1590/S0080-62342011000400007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 839-846Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 839-846Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 839-8461980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773/44111https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773/44112http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Edmara Bazoni SoaresRibeiro, Circéa AmáliaBorba, Regina Issuzu Hirooka de2012-08-30T14:31:54Zoai:revistas.usp.br:article/40773Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:31:54Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care Comprendiendo la sensibilización del enfermero para el uso del juguete terapéutico en la práctica de atención al niño Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança |
title |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
spellingShingle |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care Maia, Edmara Bazoni Soares Juego e implementos de juego Niño hospitalizado Enfermería pediátrica Jogos e brinquedos Criança hospitalizada Enfermagem pediátrica Play and playthings Child hospitalized Pediatric nursing |
title_short |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
title_full |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
title_fullStr |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
title_full_unstemmed |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
title_sort |
Understanding nurses' awareness as to the use of therapeutic play in child care |
author |
Maia, Edmara Bazoni Soares |
author_facet |
Maia, Edmara Bazoni Soares Ribeiro, Circéa Amália Borba, Regina Issuzu Hirooka de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Circéa Amália Borba, Regina Issuzu Hirooka de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Edmara Bazoni Soares Ribeiro, Circéa Amália Borba, Regina Issuzu Hirooka de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juego e implementos de juego Niño hospitalizado Enfermería pediátrica Jogos e brinquedos Criança hospitalizada Enfermagem pediátrica Play and playthings Child hospitalized Pediatric nursing |
topic |
Juego e implementos de juego Niño hospitalizado Enfermería pediátrica Jogos e brinquedos Criança hospitalizada Enfermagem pediátrica Play and playthings Child hospitalized Pediatric nursing |
description |
Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773 10.1590/S0080-62342011000400007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773/44111 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40773/44112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 839-846 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 839-846 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 839-846 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221728186564608 |