Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valentina Barbosa da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Aldrin de Sousa, Ferreira, Lerissa Nauana, Cunha, Izabela Viegas, Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes, Stipp, Marluci Andrade Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.
id USP-24_e0ee3b650527135da1ee6c9c16d2cce3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202355
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalarProblem-solving approach to continuing health education in nursing training: an experience in hospital careAbordaje desafiador de la educación permanente en salud en la formación en enfermería: una experiencia en la atención hospitalariaEducation, ContinuingHealth PolicyHealth StrategiesEducation, ProfessionalHospitalsEducação ContinuadaPolítica de SaúdeEstratégias de SaúdeEducação ProfissionalizanteHospitaisEducación ContinuaPolítica de SaludEstrategias de SaludEducación ProfesionalHospitalesObjetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.Objective: To report the experience of an educational practice of sensitization of health workers to the actions of Permanent Health Education. Method: This is an experience report, of a qualitative and descriptive nature, conducted through the Arc of Maguerez, in 2019, in a reference hospital for the treatment of infectious diseases in the state of Rondônia. Results: The Arc of Maguerez was an important point for intervention in the context reality, through two dynamics entitled “myths and truths” and “ludic wheel”, which facilitated reflection and understanding of the role of continuing education in the services studied. Conclusion: Continuing education actions play a fundamental role in the construction of expertise, expanding knowledge, as they facilitate the sharing of new experiences with the team and the external public.Objetivo: Relatar la experiencia de una práctica educativa de sensibilización de los trabajadores de salud a las acciones de Educación Permanente en Salud. Método: Se trata de un relato de experiencia, del tipo cualitativo y naturaleza descriptiva, conducido por medio del Arco de Maguerez, en 2019, en un hospital de referencia para tratamiento de enfermedades infectocontagiosas del estado de Rondonia, Brasil. Resultados: El Arco de Maguerez fue punto importante para la intervención en la realidad del contexto, por medio de dos dinámicas llamadas “mitos y verdades” y “ruleta lúdica”, que facilitaron la reflexión y la comprensión sobre el rol de la educación permanente en los servicios estudiados. Conclusión: Las acciones de educación permanente tienen un rol fundamental en la construcción de saberes, ampliando el conocimiento, pues facilitan el compartir de nuevas experiencias con el equipo y el público externo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20235510.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210543Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105431980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186431https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186429http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valentina Barbosa daPinheiro, Aldrin de SousaFerreira, Lerissa NauanaCunha, Izabela ViegasCavalheiro, Rayssa Thamyres MenezesStipp, Marluci Andrade Conceição2022-09-16T13:29:28Zoai:revistas.usp.br:article/202355Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-09-16T13:29:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
Problem-solving approach to continuing health education in nursing training: an experience in hospital care
Abordaje desafiador de la educación permanente en salud en la formación en enfermería: una experiencia en la atención hospitalaria
title Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
spellingShingle Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
Silva, Valentina Barbosa da
Education, Continuing
Health Policy
Health Strategies
Education, Professional
Hospitals
Educação Continuada
Política de Saúde
Estratégias de Saúde
Educação Profissionalizante
Hospitais
Educación Continua
Política de Salud
Estrategias de Salud
Educación Profesional
Hospitales
title_short Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
title_full Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
title_fullStr Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
title_full_unstemmed Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
title_sort Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
author Silva, Valentina Barbosa da
author_facet Silva, Valentina Barbosa da
Pinheiro, Aldrin de Sousa
Ferreira, Lerissa Nauana
Cunha, Izabela Viegas
Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes
Stipp, Marluci Andrade Conceição
author_role author
author2 Pinheiro, Aldrin de Sousa
Ferreira, Lerissa Nauana
Cunha, Izabela Viegas
Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes
Stipp, Marluci Andrade Conceição
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valentina Barbosa da
Pinheiro, Aldrin de Sousa
Ferreira, Lerissa Nauana
Cunha, Izabela Viegas
Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes
Stipp, Marluci Andrade Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Continuing
Health Policy
Health Strategies
Education, Professional
Hospitals
Educação Continuada
Política de Saúde
Estratégias de Saúde
Educação Profissionalizante
Hospitais
Educación Continua
Política de Salud
Estrategias de Salud
Educación Profesional
Hospitales
topic Education, Continuing
Health Policy
Health Strategies
Education, Professional
Hospitals
Educação Continuada
Política de Saúde
Estratégias de Saúde
Educação Profissionalizante
Hospitais
Educación Continua
Política de Salud
Estrategias de Salud
Educación Profesional
Hospitales
description Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543en
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186431
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186429
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210543
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221749596389376