Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo. |
id |
USP-24_e0ee3b650527135da1ee6c9c16d2cce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/202355 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalarProblem-solving approach to continuing health education in nursing training: an experience in hospital careAbordaje desafiador de la educación permanente en salud en la formación en enfermería: una experiencia en la atención hospitalariaEducation, ContinuingHealth PolicyHealth StrategiesEducation, ProfessionalHospitalsEducação ContinuadaPolítica de SaúdeEstratégias de SaúdeEducação ProfissionalizanteHospitaisEducación ContinuaPolítica de SaludEstrategias de SaludEducación ProfesionalHospitalesObjetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.Objective: To report the experience of an educational practice of sensitization of health workers to the actions of Permanent Health Education. Method: This is an experience report, of a qualitative and descriptive nature, conducted through the Arc of Maguerez, in 2019, in a reference hospital for the treatment of infectious diseases in the state of Rondônia. Results: The Arc of Maguerez was an important point for intervention in the context reality, through two dynamics entitled “myths and truths” and “ludic wheel”, which facilitated reflection and understanding of the role of continuing education in the services studied. Conclusion: Continuing education actions play a fundamental role in the construction of expertise, expanding knowledge, as they facilitate the sharing of new experiences with the team and the external public.Objetivo: Relatar la experiencia de una práctica educativa de sensibilización de los trabajadores de salud a las acciones de Educación Permanente en Salud. Método: Se trata de un relato de experiencia, del tipo cualitativo y naturaleza descriptiva, conducido por medio del Arco de Maguerez, en 2019, en un hospital de referencia para tratamiento de enfermedades infectocontagiosas del estado de Rondonia, Brasil. Resultados: El Arco de Maguerez fue punto importante para la intervención en la realidad del contexto, por medio de dos dinámicas llamadas “mitos y verdades” y “ruleta lúdica”, que facilitaron la reflexión y la comprensión sobre el rol de la educación permanente en los servicios estudiados. Conclusión: Las acciones de educación permanente tienen un rol fundamental en la construcción de saberes, ampliando el conocimiento, pues facilitan el compartir de nuevas experiencias con el equipo y el público externo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20235510.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210543Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105431980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186431https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186429http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valentina Barbosa daPinheiro, Aldrin de SousaFerreira, Lerissa NauanaCunha, Izabela ViegasCavalheiro, Rayssa Thamyres MenezesStipp, Marluci Andrade Conceição2022-09-16T13:29:28Zoai:revistas.usp.br:article/202355Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-09-16T13:29:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar Problem-solving approach to continuing health education in nursing training: an experience in hospital care Abordaje desafiador de la educación permanente en salud en la formación en enfermería: una experiencia en la atención hospitalaria |
title |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
spellingShingle |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar Silva, Valentina Barbosa da Education, Continuing Health Policy Health Strategies Education, Professional Hospitals Educação Continuada Política de Saúde Estratégias de Saúde Educação Profissionalizante Hospitais Educación Continua Política de Salud Estrategias de Salud Educación Profesional Hospitales |
title_short |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
title_full |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
title_fullStr |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
title_full_unstemmed |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
title_sort |
Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar |
author |
Silva, Valentina Barbosa da |
author_facet |
Silva, Valentina Barbosa da Pinheiro, Aldrin de Sousa Ferreira, Lerissa Nauana Cunha, Izabela Viegas Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes Stipp, Marluci Andrade Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Aldrin de Sousa Ferreira, Lerissa Nauana Cunha, Izabela Viegas Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes Stipp, Marluci Andrade Conceição |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valentina Barbosa da Pinheiro, Aldrin de Sousa Ferreira, Lerissa Nauana Cunha, Izabela Viegas Cavalheiro, Rayssa Thamyres Menezes Stipp, Marluci Andrade Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education, Continuing Health Policy Health Strategies Education, Professional Hospitals Educação Continuada Política de Saúde Estratégias de Saúde Educação Profissionalizante Hospitais Educación Continua Política de Salud Estrategias de Salud Educación Profesional Hospitales |
topic |
Education, Continuing Health Policy Health Strategies Education, Professional Hospitals Educação Continuada Política de Saúde Estratégias de Saúde Educação Profissionalizante Hospitais Educación Continua Política de Salud Estrategias de Salud Educación Profesional Hospitales |
description |
Objetivo: Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia. Resultados: O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados. Conclusão: As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543en |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186431 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202355/186429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210543 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210543 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221749596389376 |