Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280 |
Resumo: | Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs. |
id |
USP-24_e854a009a1cddf5fa183aa1d2e28a12c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/145280 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discenteDoble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discenteDouble nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experienceEducación en EnfermeríaEducación de Posgrado en EnfermeríaIntercambio Educacional InternacionalEducação em EnfermagemEducação de Pós-Graduação em EnfermagemIntercâmbio Educacional InternacionalEducationNursingGraduateInternational Educational Exchange Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs. Objetivo Compartir la experiencia de la doble titulación en enfermería promovida entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y el Instituto de Ciencias de la Salud de la Universidad Católica Portuguesa, mediante una reflexión acerca de las potencialidades y los desafíos de esa oportunidad para el estudiante de posgrado. Método Se trata de un relato de experiencia presentado en orden cronológico y de naturaleza descriptiva. La doble titulación en enfermería fue llevada a cabo en el período de seis meses, en centro distinto de aquel de origen. Resultados Entre las actividades desarrolladas durante la doble titulación, se destacan: participación en tribunales de defensa, congresos, seminarios, cursos, encuentros, charlas, coloquios, clases, grupos de investigación y visita técnica a los servicios sanitarios. Un recuadro presenta y describe los principales beneficios de la experiencia vivida por las autoras. Conclusión La doble titulación, cuando bien planificada y desarrollada, puede promover el desarrollo personal, cultural y profesional del estudiante, favoreciendo la internacionalización y contribuyendo a la calificación de los programas de posgrado. Objetivo Compartilhar a experiência da dupla titulação em enfermagem promovida entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, fazendo uma reflexão sobre as potencialidades e os desafios dessa oportunidade para o estudante de pós-graduação. Método Trata-se de um relato de experiência apresentado em ordem cronológica e de natureza descritiva. A dupla titulação em enfermagem foi realizada no período de 6 meses, em instituição diferente da de origem. Resultados Dentre as atividades desenvolvidas durante a dupla titulação destacam-se: participação em bancas de defesa, congressos, seminário, cursos, encontros, palestras, colóquios, aulas, grupos de pesquisa e visita técnica aos serviços de saúde. Um quadro apresenta e descreve os principais benefícios da experiência vivenciada pelas autoras. Conclusão A dupla titulação, quando bem planejada e desenvolvida, pode promover o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional do estudante, favorecendo a internacionalização e contribuindo para a qualificação dos programas de pós-graduação.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14528010.1590/s1980-220x2017019803311Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03311Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e033111980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139374https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139375http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNora, Carlise Rigon DallaSchaefer, RafaelaSchveitzer, Mariana CabralZoboli, Elma Lourdes Campos PavoneVieira, Margarida Maria2019-02-19T10:32:27Zoai:revistas.usp.br:article/145280Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-02-19T10:32:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente Doble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discente Double nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experience |
title |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
spellingShingle |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente Nora, Carlise Rigon Dalla Educación en Enfermería Educación de Posgrado en Enfermería Intercambio Educacional Internacional Educação em Enfermagem Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Intercâmbio Educacional Internacional Education Nursing Graduate International Educational Exchange |
title_short |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
title_full |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
title_fullStr |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
title_full_unstemmed |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
title_sort |
Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente |
author |
Nora, Carlise Rigon Dalla |
author_facet |
Nora, Carlise Rigon Dalla Schaefer, Rafaela Schveitzer, Mariana Cabral Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone Vieira, Margarida Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schaefer, Rafaela Schveitzer, Mariana Cabral Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone Vieira, Margarida Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nora, Carlise Rigon Dalla Schaefer, Rafaela Schveitzer, Mariana Cabral Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone Vieira, Margarida Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación en Enfermería Educación de Posgrado en Enfermería Intercambio Educacional Internacional Educação em Enfermagem Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Intercâmbio Educacional Internacional Education Nursing Graduate International Educational Exchange |
topic |
Educación en Enfermería Educación de Posgrado en Enfermería Intercambio Educacional Internacional Educação em Enfermagem Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Intercâmbio Educacional Internacional Education Nursing Graduate International Educational Exchange |
description |
Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280 10.1590/s1980-220x2017019803311 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2017019803311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139374 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03311 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221743628943360 |