Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nora, Carlise Rigon Dalla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schaefer, Rafaela, Schveitzer, Mariana Cabral, Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone, Vieira, Margarida Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280
Resumo: Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs.
id USP-24_e854a009a1cddf5fa183aa1d2e28a12c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/145280
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discenteDoble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discenteDouble nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experienceEducación en EnfermeríaEducación de Posgrado en EnfermeríaIntercambio Educacional InternacionalEducação em EnfermagemEducação de Pós-Graduação em EnfermagemIntercâmbio Educacional InternacionalEducationNursingGraduateInternational Educational Exchange Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs. Objetivo Compartir la experiencia de la doble titulación en enfermería promovida entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y el Instituto de Ciencias de la Salud de la Universidad Católica Portuguesa, mediante una reflexión acerca de las potencialidades y los desafíos de esa oportunidad para el estudiante de posgrado. Método Se trata de un relato de experiencia presentado en orden cronológico y de naturaleza descriptiva. La doble titulación en enfermería fue llevada a cabo en el período de seis meses, en centro distinto de aquel de origen. Resultados Entre las actividades desarrolladas durante la doble titulación, se destacan: participación en tribunales de defensa, congresos, seminarios, cursos, encuentros, charlas, coloquios, clases, grupos de investigación y visita técnica a los servicios sanitarios. Un recuadro presenta y describe los principales beneficios de la experiencia vivida por las autoras. Conclusión La doble titulación, cuando bien planificada y desarrollada, puede promover el desarrollo personal, cultural y profesional del estudiante, favoreciendo la internacionalización y contribuyendo a la calificación de los programas de posgrado. Objetivo Compartilhar a experiência da dupla titulação em enfermagem promovida entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, fazendo uma reflexão sobre as potencialidades e os desafios dessa oportunidade para o estudante de pós-graduação. Método Trata-se de um relato de experiência apresentado em ordem cronológica e de natureza descritiva. A dupla titulação em enfermagem foi realizada no período de 6 meses, em instituição diferente da de origem. Resultados Dentre as atividades desenvolvidas durante a dupla titulação destacam-se: participação em bancas de defesa, congressos, seminário, cursos, encontros, palestras, colóquios, aulas, grupos de pesquisa e visita técnica aos serviços de saúde. Um quadro apresenta e descreve os principais benefícios da experiência vivenciada pelas autoras. Conclusão A dupla titulação, quando bem planejada e desenvolvida, pode promover o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional do estudante, favorecendo a internacionalização e contribuindo para a qualificação dos programas de pós-graduação.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/14528010.1590/s1980-220x2017019803311Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03311Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e033111980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139374https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139375http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNora, Carlise Rigon DallaSchaefer, RafaelaSchveitzer, Mariana CabralZoboli, Elma Lourdes Campos PavoneVieira, Margarida Maria2019-02-19T10:32:27Zoai:revistas.usp.br:article/145280Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-02-19T10:32:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
Doble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discente
Double nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experience
title Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
spellingShingle Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
Nora, Carlise Rigon Dalla
Educación en Enfermería
Educación de Posgrado en Enfermería
Intercambio Educacional Internacional
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Education
Nursing
Graduate
International Educational Exchange
title_short Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
title_full Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
title_fullStr Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
title_full_unstemmed Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
title_sort Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente
author Nora, Carlise Rigon Dalla
author_facet Nora, Carlise Rigon Dalla
Schaefer, Rafaela
Schveitzer, Mariana Cabral
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Vieira, Margarida Maria
author_role author
author2 Schaefer, Rafaela
Schveitzer, Mariana Cabral
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Vieira, Margarida Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nora, Carlise Rigon Dalla
Schaefer, Rafaela
Schveitzer, Mariana Cabral
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Vieira, Margarida Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educación en Enfermería
Educación de Posgrado en Enfermería
Intercambio Educacional Internacional
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Education
Nursing
Graduate
International Educational Exchange
topic Educación en Enfermería
Educación de Posgrado en Enfermería
Intercambio Educacional Internacional
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Intercâmbio Educacional Internacional
Education
Nursing
Graduate
International Educational Exchange
description Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280
10.1590/s1980-220x2017019803311
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2017019803311
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139374
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/145280/139375
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 52 (2018); e03311
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 52 (2018); e03311
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221743628943360