Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin,Maria José Sanches
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tonhom,Silvia Franco da Rocha, Michelone,Adriana Paula Congro, Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Bernardo,Mário do Carmo Martini, Tavares,Cláudia Mara de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100028
Resumo: O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
id USP-24_f150a12fefaff8695ce331da3f8ec779
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000100028
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúdeEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação de recursos humanosO presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000100028info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesTonhom,Silvia Franco da RochaMichelone,Adriana Paula CongroHiga,Elza de Fátima RibeiroBernardo,Mário do Carmo MartiniTavares,Cláudia Mara de Melopor2013-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000100028Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-03-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
spellingShingle Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Marin,Maria José Sanches
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
title_short Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_fullStr Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full_unstemmed Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_sort Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
author Marin,Maria José Sanches
author_facet Marin,Maria José Sanches
Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Michelone,Adriana Paula Congro
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo,Mário do Carmo Martini
Tavares,Cláudia Mara de Melo
author_role author
author2 Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Michelone,Adriana Paula Congro
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo,Mário do Carmo Martini
Tavares,Cláudia Mara de Melo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin,Maria José Sanches
Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Michelone,Adriana Paula Congro
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo,Mário do Carmo Martini
Tavares,Cláudia Mara de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
topic Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
description O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342013000100028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536073699328