Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Maria José Sanches
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tonhom, Silvia Franco da Rocha, Michelone, Adriana Paula Congro, Higa, Elza de Fátima Ribeiro, Bernardo, Mário do Carmo Martini, Tavares, Cláudia Mara de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873
Resumo: O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
id USP-24_7945d212cfc80da3669fb4b73a31d027
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52873
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde Proyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de salud Projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education course Human resources qualificationNursing educationProfessional qualificationEducación en enfermeríaCapacitación profesionalFormación de recursos humanosEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação de recursos humanos O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado. El estudio propone analizar las proyecciones y expectativas de los ingresantes a un curso de formación docente que apunta a superar la fragmentación disciplinaria y a conseguir una aproximación mayor con el mundo laboral. Estudio cualitativo realizado mediante entrevistas con 33 ingresantes al curso. Datos analizados según técnica de análisis de contenido, modalidad temática. Los resultados del estudio permitieron enumerar las siguientes categorías temáticas: posibilidad de enseñar-aprender; necesidad de capacitación pedagógica y de constante búsqueda de aprendizaje, y la posibilidad de cambiar la realidad. Se concluye en que los ingresantes vislumbran la transformación de la realidad social en la cual están insertos, considerando la necesidad de adquisición de nuevas habilidades y competencias profesionales, con vistas a ejercer eficazmente su trabajo y ocupar un espacio competitivo en el ámbito laboral. This research aims at analyzing the projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in technical health professional education course, aiming at overcoming disciplinary fragmentation and further approaching the working world. This was a qualitative study that included interviews with 33 students enrolled in the course, and the data analysis was performed using a content analysis technique. The following categories were identified among the results: the possibility of teaching-learning; the need for pedagogical qualification and the constant search for learning; and the possibility of changing reality. We conclude that students enrolled in this course foresee the transformation of their social reality, taking into account the need to acquire new skills and professional competences to effectively perform their job and compete within the working world. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5287310.1590/S0080-62342013000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 221-228 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 221-228 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 221-228 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873/56797https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873/56798http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarin, Maria José SanchesTonhom, Silvia Franco da RochaMichelone, Adriana Paula CongroHiga, Elza de Fátima RibeiroBernardo, Mário do Carmo MartiniTavares, Cláudia Mara de Melo2013-04-05T13:39:20Zoai:revistas.usp.br:article/52873Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:39:20Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Proyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de salud
Projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education course
title Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
spellingShingle Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Marin, Maria José Sanches
Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
title_short Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_fullStr Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full_unstemmed Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_sort Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
author Marin, Maria José Sanches
author_facet Marin, Maria José Sanches
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini
Tavares, Cláudia Mara de Melo
author_role author
author2 Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini
Tavares, Cláudia Mara de Melo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Maria José Sanches
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini
Tavares, Cláudia Mara de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
topic Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
description O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873
10.1590/S0080-62342013000100028
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342013000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873/56797
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52873/56798
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 47 n. 1 (2013); 221-228
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 No. 1 (2013); 221-228
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 47 Núm. 1 (2013); 221-228
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221735798177792