Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028 http://hdl.handle.net/11449/27230 |
Resumo: | O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado. |
id |
UNSP_d250fc6dcae8ed9a5a97cfd5272e034e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27230 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúdeProyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de saludProjections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education courseEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação de recursos humanosEducación en enfermeríaCapacitación profesionalFormación de recursos humanosHuman resources qualificationNursing educationProfessional qualificationO presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.El estudio propone analizar las proyecciones y expectativas de los ingresantes a un curso de formación docente que apunta a superar la fragmentación disciplinaria y a conseguir una aproximación mayor con el mundo laboral. Estudio cualitativo realizado mediante entrevistas con 33 ingresantes al curso. Datos analizados según técnica de análisis de contenido, modalidad temática. Los resultados del estudio permitieron enumerar las siguientes categorías temáticas: posibilidad de enseñar-aprender; necesidad de capacitación pedagógica y de constante búsqueda de aprendizaje, y la posibilidad de cambiar la realidad. Se concluye en que los ingresantes vislumbran la transformación de la realidad social en la cual están insertos, considerando la necesidad de adquisición de nuevas habilidades y competencias profesionales, con vistas a ejercer eficazmente su trabajo y ocupar un espacio competitivo en el ámbito laboral.This research aims at analyzing the projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in technical health professional education course, aiming at overcoming disciplinary fragmentation and further approaching the working world. This was a qualitative study that included interviews with 33 students enrolled in the course, and the data analysis was performed using a content analysis technique. The following categories were identified among the results: the possibility of teaching-learning; the need for pedagogical qualification and the constant search for learning; and the possibility of changing reality. We conclude that students enrolled in this course foresee the transformation of their social reality, taking into account the need to acquire new skills and professional competences to effectively perform their job and compete within the working world.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo Faculdade de Medicina de MaríliaEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal Fluminense (UFF) Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade de São Paulo (USP)Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)Universidade Federal Fluminense (UFF)Marin, Maria José Sanches [UNESP]Tonhom, Silvia Franco da RochaMichelone, Adriana Paula CongroHiga, Elza de Fátima RibeiroBernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP]Tavares, Cláudia Mara de Melo2014-05-20T15:09:27Z2014-05-20T15:09:27Z2013-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-228application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/2723010.1590/S0080-62342013000100028S0080-62342013000100028WOS:000320154500028S0080-62342013000100028.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:54.588069Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde Proyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de salud Projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education course |
title |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
spellingShingle |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde Marin, Maria José Sanches [UNESP] Educação em enfermagem Capacitação profissional Formação de recursos humanos Educación en enfermería Capacitación profesional Formación de recursos humanos Human resources qualification Nursing education Professional qualification |
title_short |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
title_full |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
title_fullStr |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
title_full_unstemmed |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
title_sort |
Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde |
author |
Marin, Maria José Sanches [UNESP] |
author_facet |
Marin, Maria José Sanches [UNESP] Tonhom, Silvia Franco da Rocha Michelone, Adriana Paula Congro Higa, Elza de Fátima Ribeiro Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP] Tavares, Cláudia Mara de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Tonhom, Silvia Franco da Rocha Michelone, Adriana Paula Congro Higa, Elza de Fátima Ribeiro Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP] Tavares, Cláudia Mara de Melo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) Universidade Federal Fluminense (UFF) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Maria José Sanches [UNESP] Tonhom, Silvia Franco da Rocha Michelone, Adriana Paula Congro Higa, Elza de Fátima Ribeiro Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP] Tavares, Cláudia Mara de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional Formação de recursos humanos Educación en enfermería Capacitación profesional Formación de recursos humanos Human resources qualification Nursing education Professional qualification |
topic |
Educação em enfermagem Capacitação profissional Formação de recursos humanos Educación en enfermería Capacitación profesional Formación de recursos humanos Human resources qualification Nursing education Professional qualification |
description |
O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 2014-05-20T15:09:27Z 2014-05-20T15:09:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028 Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013. 0080-6234 http://hdl.handle.net/11449/27230 10.1590/S0080-62342013000100028 S0080-62342013000100028 WOS:000320154500028 S0080-62342013000100028.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028 http://hdl.handle.net/11449/27230 |
identifier_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013. 0080-6234 10.1590/S0080-62342013000100028 S0080-62342013000100028 WOS:000320154500028 S0080-62342013000100028.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP 0.743 0,279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
221-228 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129034616307712 |