Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Maria José Sanches [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tonhom, Silvia Franco da Rocha, Michelone, Adriana Paula Congro, Higa, Elza de Fátima Ribeiro, Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP], Tavares, Cláudia Mara de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028
http://hdl.handle.net/11449/27230
Resumo: O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
id UNSP_d250fc6dcae8ed9a5a97cfd5272e034e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúdeProyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de saludProjections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education courseEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação de recursos humanosEducación en enfermeríaCapacitación profesionalFormación de recursos humanosHuman resources qualificationNursing educationProfessional qualificationO presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.El estudio propone analizar las proyecciones y expectativas de los ingresantes a un curso de formación docente que apunta a superar la fragmentación disciplinaria y a conseguir una aproximación mayor con el mundo laboral. Estudio cualitativo realizado mediante entrevistas con 33 ingresantes al curso. Datos analizados según técnica de análisis de contenido, modalidad temática. Los resultados del estudio permitieron enumerar las siguientes categorías temáticas: posibilidad de enseñar-aprender; necesidad de capacitación pedagógica y de constante búsqueda de aprendizaje, y la posibilidad de cambiar la realidad. Se concluye en que los ingresantes vislumbran la transformación de la realidad social en la cual están insertos, considerando la necesidad de adquisición de nuevas habilidades y competencias profesionales, con vistas a ejercer eficazmente su trabajo y ocupar un espacio competitivo en el ámbito laboral.This research aims at analyzing the projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in technical health professional education course, aiming at overcoming disciplinary fragmentation and further approaching the working world. This was a qualitative study that included interviews with 33 students enrolled in the course, and the data analysis was performed using a content analysis technique. The following categories were identified among the results: the possibility of teaching-learning; the need for pedagogical qualification and the constant search for learning; and the possibility of changing reality. We conclude that students enrolled in this course foresee the transformation of their social reality, taking into account the need to acquire new skills and professional competences to effectively perform their job and compete within the working world.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo Faculdade de Medicina de MaríliaEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal Fluminense (UFF) Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade de São Paulo (USP)Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)Universidade Federal Fluminense (UFF)Marin, Maria José Sanches [UNESP]Tonhom, Silvia Franco da RochaMichelone, Adriana Paula CongroHiga, Elza de Fátima RibeiroBernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP]Tavares, Cláudia Mara de Melo2014-05-20T15:09:27Z2014-05-20T15:09:27Z2013-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-228application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/2723010.1590/S0080-62342013000100028S0080-62342013000100028WOS:000320154500028S0080-62342013000100028.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:54.588069Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Proyecciones y expectativas de ingresantes al curso de formación docente en educación profesional técnica de salud
Projections and expectations of students enrolled in a teaching qualification in a technical health professional education course
title Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
spellingShingle Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
Marin, Maria José Sanches [UNESP]
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
title_short Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_fullStr Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_full_unstemmed Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
title_sort Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
author Marin, Maria José Sanches [UNESP]
author_facet Marin, Maria José Sanches [UNESP]
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP]
Tavares, Cláudia Mara de Melo
author_role author
author2 Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP]
Tavares, Cláudia Mara de Melo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade de São Paulo (USP)
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Maria José Sanches [UNESP]
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Michelone, Adriana Paula Congro
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Bernardo, Mário do Carmo Martini [UNESP]
Tavares, Cláudia Mara de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
topic Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Formação de recursos humanos
Educación en enfermería
Capacitación profesional
Formación de recursos humanos
Human resources qualification
Nursing education
Professional qualification
description O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
2014-05-20T15:09:27Z
2014-05-20T15:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013.
0080-6234
http://hdl.handle.net/11449/27230
10.1590/S0080-62342013000100028
S0080-62342013000100028
WOS:000320154500028
S0080-62342013000100028.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028
http://hdl.handle.net/11449/27230
identifier_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 221-228, 2013.
0080-6234
10.1590/S0080-62342013000100028
S0080-62342013000100028
WOS:000320154500028
S0080-62342013000100028.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
0.743
0,279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221-228
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129034616307712