Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Raimunda Magalhães da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gurgel,Almerinda Holanda, Moura,Escolástica Rejane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004
Resumo: O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.
id USP-24_f2d3e32904c7ca03b2cbbbec8fdaceac
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342004000100004
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétricaÉticaEnsinoEnfermagem obstétricaO estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.1 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Raimunda Magalhães daGurgel,Almerinda HolandaMoura,Escolástica Rejane Ferreirapor2008-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000100004Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
spellingShingle Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
Silva,Raimunda Magalhães da
Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
title_short Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title_full Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title_fullStr Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title_full_unstemmed Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title_sort Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
author Silva,Raimunda Magalhães da
author_facet Silva,Raimunda Magalhães da
Gurgel,Almerinda Holanda
Moura,Escolástica Rejane Ferreira
author_role author
author2 Gurgel,Almerinda Holanda
Moura,Escolástica Rejane Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Raimunda Magalhães da
Gurgel,Almerinda Holanda
Moura,Escolástica Rejane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
topic Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
description O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342004000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.1 2004
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531287998464