Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004 |
Resumo: | O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade. |
id |
USP-24_f2d3e32904c7ca03b2cbbbec8fdaceac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342004000100004 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétricaÉticaEnsinoEnfermagem obstétricaO estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.1 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Raimunda Magalhães daGurgel,Almerinda HolandaMoura,Escolástica Rejane Ferreirapor2008-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000100004Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
spellingShingle |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica Silva,Raimunda Magalhães da Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
title_short |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title_full |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title_fullStr |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title_full_unstemmed |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title_sort |
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
author |
Silva,Raimunda Magalhães da |
author_facet |
Silva,Raimunda Magalhães da Gurgel,Almerinda Holanda Moura,Escolástica Rejane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel,Almerinda Holanda Moura,Escolástica Rejane Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Raimunda Magalhães da Gurgel,Almerinda Holanda Moura,Escolástica Rejane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
topic |
Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
description |
O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.1 2004 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936531287998464 |