Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, António Pedro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Minayo, Maria Cecília de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346
Resumo: Objetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018.
id USP-24_f30191a17199bbdbc50f635f83329329
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/159346
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por paresElaborando critérios para a avaliação de artigos qualitativos: uma ferramenta para revisoresBuilding criteria to evaluate qualitative research papers: a tool for peer reviewersPesquisa Qualitativa: Lista de ChecagemRevisão por ParesPadrões de ReferênciaDesempenho AcadêmicoInvestigación Cualitativa; Lista de VerificaciónRevisión por ExpertosEstandares de ReferenciaRendimiento AcadémicoQualitative Research; ChecklistPeer ReviewReference StandardsAcademic PerformanceObjetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018.Objective: To present some criteria, many of which were created in the form of a checklist of items to be considered throughout the review process. Furthermore, we present a study whose main objective was to build (and validate) a review instrument by specialists that is clear, comprehensive, concise and consistent with the highest standards of excellence. Method: We use a survey to collect data (123 answers). To analyze the open answers we use the technique of content analysis through the Qualitative Data Analysis Software. Results: Besides the creation of new criteria with a focus on methodological dimensions based on 12 items, the involvement of the Ibero-American Congress on Qualitative Research scientific committee in the validation of this instrument. Conclusion: This option, in line with the others described, will allow to implement improvements to the editions of the events using the Qualitative Research Evaluation Tool in 2018.Objetivo: Presentar algunos criterios, muchos de los cuales fueron creados en la forma de un listado de verificación de puntos que se deben considerar a lo largo de un proceso de revisión por pares. Además, presentamos un estudio cuyo principal objetivo fue construir (y validar) un instrumento de revisión por expertos que sea claro, comprensivo, conciso y consistente con los más altos estándares de excelencia. Método: Utilizamos una investigación para recoger datos (123 respuestas). Para analizar las respuestas abiertas empleamos la técnica de análisis de contenido mediante el Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Además de la creación de nuevos criterios con énfasis en dimensiones metodológicas basadas en 12 puntos, hubo la participación del comité científico del Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en la validación de este instrumento. Conclusión: Esta opción, consonante con las otras descritas, permitirán implantar mejorías en las ediciones de los eventos utilizando el Instrumento de Evaluación en la Investigación Cualitativa en 2018.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/15934610.1590/s1980-220x2018041403448Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03448Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e034481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346/154120http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, António PedroMinayo, Maria Cecília de Souza2019-06-25T13:37:41Zoai:revistas.usp.br:article/159346Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-06-25T13:37:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
Elaborando critérios para a avaliação de artigos qualitativos: uma ferramenta para revisores
Building criteria to evaluate qualitative research papers: a tool for peer reviewers
title Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
spellingShingle Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
Costa, António Pedro
Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem
Revisão por Pares
Padrões de Referência
Desempenho Acadêmico
Investigación Cualitativa; Lista de Verificación
Revisión por Expertos
Estandares de Referencia
Rendimiento Académico
Qualitative Research; Checklist
Peer Review
Reference Standards
Academic Performance
title_short Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
title_full Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
title_fullStr Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
title_full_unstemmed Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
title_sort Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
author Costa, António Pedro
author_facet Costa, António Pedro
Minayo, Maria Cecília de Souza
author_role author
author2 Minayo, Maria Cecília de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, António Pedro
Minayo, Maria Cecília de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem
Revisão por Pares
Padrões de Referência
Desempenho Acadêmico
Investigación Cualitativa; Lista de Verificación
Revisión por Expertos
Estandares de Referencia
Rendimiento Académico
Qualitative Research; Checklist
Peer Review
Reference Standards
Academic Performance
topic Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem
Revisão por Pares
Padrões de Referência
Desempenho Acadêmico
Investigación Cualitativa; Lista de Verificación
Revisión por Expertos
Estandares de Referencia
Rendimiento Académico
Qualitative Research; Checklist
Peer Review
Reference Standards
Academic Performance
description Objetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346
10.1590/s1980-220x2018041403448
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2018041403448
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346/154120
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03448
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221744871505920