Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346 |
Resumo: | Objetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018. |
id |
USP-24_f30191a17199bbdbc50f635f83329329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/159346 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por paresElaborando critérios para a avaliação de artigos qualitativos: uma ferramenta para revisoresBuilding criteria to evaluate qualitative research papers: a tool for peer reviewersPesquisa Qualitativa: Lista de ChecagemRevisão por ParesPadrões de ReferênciaDesempenho AcadêmicoInvestigación Cualitativa; Lista de VerificaciónRevisión por ExpertosEstandares de ReferenciaRendimiento AcadémicoQualitative Research; ChecklistPeer ReviewReference StandardsAcademic PerformanceObjetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018.Objective: To present some criteria, many of which were created in the form of a checklist of items to be considered throughout the review process. Furthermore, we present a study whose main objective was to build (and validate) a review instrument by specialists that is clear, comprehensive, concise and consistent with the highest standards of excellence. Method: We use a survey to collect data (123 answers). To analyze the open answers we use the technique of content analysis through the Qualitative Data Analysis Software. Results: Besides the creation of new criteria with a focus on methodological dimensions based on 12 items, the involvement of the Ibero-American Congress on Qualitative Research scientific committee in the validation of this instrument. Conclusion: This option, in line with the others described, will allow to implement improvements to the editions of the events using the Qualitative Research Evaluation Tool in 2018.Objetivo: Presentar algunos criterios, muchos de los cuales fueron creados en la forma de un listado de verificación de puntos que se deben considerar a lo largo de un proceso de revisión por pares. Además, presentamos un estudio cuyo principal objetivo fue construir (y validar) un instrumento de revisión por expertos que sea claro, comprensivo, conciso y consistente con los más altos estándares de excelencia. Método: Utilizamos una investigación para recoger datos (123 respuestas). Para analizar las respuestas abiertas empleamos la técnica de análisis de contenido mediante el Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Además de la creación de nuevos criterios con énfasis en dimensiones metodológicas basadas en 12 puntos, hubo la participación del comité científico del Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en la validación de este instrumento. Conclusión: Esta opción, consonante con las otras descritas, permitirán implantar mejorías en las ediciones de los eventos utilizando el Instrumento de Evaluación en la Investigación Cualitativa en 2018.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/15934610.1590/s1980-220x2018041403448Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03448Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e034481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346/154120http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, António PedroMinayo, Maria Cecília de Souza2019-06-25T13:37:41Zoai:revistas.usp.br:article/159346Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2019-06-25T13:37:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares Elaborando critérios para a avaliação de artigos qualitativos: uma ferramenta para revisores Building criteria to evaluate qualitative research papers: a tool for peer reviewers |
title |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
spellingShingle |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares Costa, António Pedro Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem Revisão por Pares Padrões de Referência Desempenho Acadêmico Investigación Cualitativa; Lista de Verificación Revisión por Expertos Estandares de Referencia Rendimiento Académico Qualitative Research; Checklist Peer Review Reference Standards Academic Performance |
title_short |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
title_full |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
title_fullStr |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
title_full_unstemmed |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
title_sort |
Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares |
author |
Costa, António Pedro |
author_facet |
Costa, António Pedro Minayo, Maria Cecília de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Minayo, Maria Cecília de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, António Pedro Minayo, Maria Cecília de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem Revisão por Pares Padrões de Referência Desempenho Acadêmico Investigación Cualitativa; Lista de Verificación Revisión por Expertos Estandares de Referencia Rendimiento Académico Qualitative Research; Checklist Peer Review Reference Standards Academic Performance |
topic |
Pesquisa Qualitativa: Lista de Checagem Revisão por Pares Padrões de Referência Desempenho Acadêmico Investigación Cualitativa; Lista de Verificación Revisión por Expertos Estandares de Referencia Rendimiento Académico Qualitative Research; Checklist Peer Review Reference Standards Academic Performance |
description |
Objetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346 10.1590/s1980-220x2018041403448 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2018041403448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/159346/154120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03448 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03448 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221744871505920 |